São Paulo, quarta-feira, 04 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sites guardam dados pessoais e arquivos

DA REPORTAGEM LOCAL

Não são apenas as fotos digitais que podem ser guardadas e compartilhadas pela internet. Agendas de contatos, listas de sites favoritos e até arquivos que passam dos 100 Mbytes podem ser enviados para sites especiais, que servem para armazenar cópias de segurança e ajudam a levar um pouco do seu PC para qualquer lugar.
A maneira mais fácil de colocar a sua lista de contatos na rede é usar o formato CSV (da sigla em inglês para Valores Separados por Vírgula). Quem usa o Outlook ou Outlook Express deve abrir o Catálogo de Endereços, ir até o menu Arquivo e clicar em Exportar. Depois é preciso escolher Outro catálogo de endereços, selecionar Arquivo de Texto e, finalmente, clicar sobre o botão Exportar.
O arquivo gerado após essa operação serve como base para vários sites e programas de comunicação. Basta que o site ou programa importe o arquivo para que todos os endereços sejam recuperados.
Guardar uma cópia dos documentos CSV também é fácil, uma vez que eles dificilmente ultrapassam os 100 Kbytes.

Favoritos
A página Looksmart Furl (www.furl.net) foi uma das pioneiras a oferecer o serviço de guardar endereços de sites em páginas pessoais. Depois, o Del.icio.us, que recentemente foi comprado pelo Yahoo!, ajudou a popularizar a mania de compartilhar os favoritos. Hoje, os principais nomes da internet, incluindo a Microsoft (favorites.live.com) e o Google (www.google.com.br/ig), já têm páginas desse tipo.
Todos eles funcionam de forma parecida. Após fazer um cadastro gratuito, o usuário envia cada endereço favorito por meio de uma janela especial e forma uma lista, que é publicada on-line.
De acordo com as configurações de cada serviço, é possível restringir o acesso a esse conteúdo ou enviá-lo por e-mail para seus amigos.

Baú digital
Quem assina algum provedor de acesso geralmente conta com um espaço na internet chamado de disco virtual.
Alguns exemplos são os portais AOL (discovirtual.aol.com.br), UOL (discovirtual.uol.com.br) e Terra (discovirtual.terra.com.br), que oferecem de 50 a 250 Mbytes, dependendo do plano.
Existem serviços fora do país que dispõem de espaços mais amplos para o armazenamento de arquivos, como o Xdrive, que cobra US$ 10 mensais para guardar até 5 Gbytes e pode ser experimentado gratuitamente por 15 dias em www.freedrive.com.
Quem não quer gastar nada, porém, também encontra opções de armários virtuais gratuitos, como o RapidShare (rapidshare.de) e o MegaUpload (megaupload.com), que guardam, respectivamente arquivos de até 100 Mbytes e de até 250 Mbytes.
A principal vantagem oferecida pelo RapidShare e pelo MegaUpload é permitir a publicação (upload) de vários arquivos pesados, sem limitar as transferências por tamanho. (JB)


Texto Anterior: Softs guardam e-mails e contatos
Próximo Texto: Cópia de disco rígido pode salvar PC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.