|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
INTERNET
Enquanto mulheres querem se comunicar, homens buscam informação
Uso da rede varia conforme o sexo
DA REPORTAGEM LOCAL
A guerra dos sexos já tem um
novo campo de batalha: a internet. Uma pesquisa realizada nos
EUA pela Pew Internet & American Life Project (www.pewinternet.org), entre janeiro de junho de 2005, apontou as diferenças que homens e mulheres apresentam na maneira como navegam pela rede mundial.
A primeira conclusão foi que o
público on-line masculino é um
pouco maior do que o feminino.
Eles também surfam mais por
prazer do que elas: 70% contra
63%. Já as mulheres que têm menos de 30 anos usam mais a internet do que os homens de mesma
faixa etária. Entre os internautas
acima de 65 anos, porém, os homens são maioria: 34% deles navegam, enquanto apenas 21% delas usam a rede.
Na hora de navegar, eles passam
mais tempo conectados e entram
mais vezes na internet ao longo
do dia. Também usam mais conexões de banda larga do que elas e
buscam na rede formas de experimentar novas tecnologias e de obter informação. Por conta disso,
os homens costumam estar mais
familiarizados com jargões tecnológicos, como spam, firewall,
spyware, phishing e RSS.
Gostam de freqüentar salas de
bate-papo e realizar investimentos on-line. Cerca de 21% deles
procuram por material pornográfico na rede, enquanto apenas 5%
delas fazem o mesmo.
Os assuntos preferidos pelas
mulheres são ligados à saúde, tema buscado por 74% das entrevistadas. Religião é outro assunto
majoritariamente feminino, procurado por 34% das mulheres e
por 25% dos homens.
Elas também gostam mais de se
comunicar on-line. Verificam
seus e-mails com mais freqüência
e usam o correio eletrônico para
compartilhar histórias, resolver
problemas e entrar em contato
com os amigos. Também tendem
a usar comunicadores instantâneos com mais freqüência.
Um estudo da Nielsen/NetRatings, divulgado em setembro, demonstrou que 46% dos homens
que entram em sites de paquera
buscam relações duradouras, enquanto 54% delas estão à procura
de novas amizades.
Adolescentes
Uma outra pesquisa, realizada
pela Mediamark Research (www.mediamark.com), desvendou alguns dos hábitos dos adolescentes
norte-americanos quanto ao uso
de aparatos tecnológicos.
No computador, a atividade
mais popular entre os jovens, com
42,6% das preferências, é jogar
games on-line -84,2% deles disseram ter jogado no mês anterior.
A segunda atividade em número de internautas, desempenhada
por 23,1% dos entrevistados, é a
realização de pesquisas escolares.
O uso de e-mails, de comunicadores instantâneos e de salas de bate-papo foi apontado por 19,6%.
Apenas 4,2% disseram usar
aparelhos de MP3 portáteis. A
maioria deles costuma ouvir música pelo rádio do carro, embora
três em cada cinco jovens possuam um toca-CDs no próprio
quarto. O número se equipara ao
de adolescentes que possuem TV
no dormitório. Um pouco mais
de um terço dos entrevistados
também tem console de videogame no quarto.
(MB)
Texto Anterior: Segurança: Vírus se faz passar por comunicador Próximo Texto: Teste USP/Micro de mesa: PC executa tarefas simples a baixo custo Índice
|