São Paulo, quarta-feira, 04 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Enquanto mulheres querem se comunicar, homens buscam informação

Uso da rede varia conforme o sexo

DA REPORTAGEM LOCAL

A guerra dos sexos já tem um novo campo de batalha: a internet. Uma pesquisa realizada nos EUA pela Pew Internet & American Life Project (www.pewinternet.org), entre janeiro de junho de 2005, apontou as diferenças que homens e mulheres apresentam na maneira como navegam pela rede mundial.
A primeira conclusão foi que o público on-line masculino é um pouco maior do que o feminino. Eles também surfam mais por prazer do que elas: 70% contra 63%. Já as mulheres que têm menos de 30 anos usam mais a internet do que os homens de mesma faixa etária. Entre os internautas acima de 65 anos, porém, os homens são maioria: 34% deles navegam, enquanto apenas 21% delas usam a rede.
Na hora de navegar, eles passam mais tempo conectados e entram mais vezes na internet ao longo do dia. Também usam mais conexões de banda larga do que elas e buscam na rede formas de experimentar novas tecnologias e de obter informação. Por conta disso, os homens costumam estar mais familiarizados com jargões tecnológicos, como spam, firewall, spyware, phishing e RSS.
Gostam de freqüentar salas de bate-papo e realizar investimentos on-line. Cerca de 21% deles procuram por material pornográfico na rede, enquanto apenas 5% delas fazem o mesmo.
Os assuntos preferidos pelas mulheres são ligados à saúde, tema buscado por 74% das entrevistadas. Religião é outro assunto majoritariamente feminino, procurado por 34% das mulheres e por 25% dos homens.
Elas também gostam mais de se comunicar on-line. Verificam seus e-mails com mais freqüência e usam o correio eletrônico para compartilhar histórias, resolver problemas e entrar em contato com os amigos. Também tendem a usar comunicadores instantâneos com mais freqüência.
Um estudo da Nielsen/NetRatings, divulgado em setembro, demonstrou que 46% dos homens que entram em sites de paquera buscam relações duradouras, enquanto 54% delas estão à procura de novas amizades.

Adolescentes
Uma outra pesquisa, realizada pela Mediamark Research (www.mediamark.com), desvendou alguns dos hábitos dos adolescentes norte-americanos quanto ao uso de aparatos tecnológicos.
No computador, a atividade mais popular entre os jovens, com 42,6% das preferências, é jogar games on-line -84,2% deles disseram ter jogado no mês anterior.
A segunda atividade em número de internautas, desempenhada por 23,1% dos entrevistados, é a realização de pesquisas escolares. O uso de e-mails, de comunicadores instantâneos e de salas de bate-papo foi apontado por 19,6%.
Apenas 4,2% disseram usar aparelhos de MP3 portáteis. A maioria deles costuma ouvir música pelo rádio do carro, embora três em cada cinco jovens possuam um toca-CDs no próprio quarto. O número se equipara ao de adolescentes que possuem TV no dormitório. Um pouco mais de um terço dos entrevistados também tem console de videogame no quarto. (MB)


Texto Anterior: Segurança: Vírus se faz passar por comunicador
Próximo Texto: Teste USP/Micro de mesa: PC executa tarefas simples a baixo custo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.