São Paulo, quarta-feira, 04 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LEILÕES

Conheça o funcionamento dos sites antes de usá-los

MARILU ARAUJO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A internet pode ajudar a transformar itens que você não usa mais em dinheiro ou a encontrar mercadorias específicas, como produtos colecionáveis. Para isso, uma boa pedida é recorrer aos sites de leilão. Além de itens usados ou únicos, também é possível encontrar produtos novos.
Entre os endereços nacionais, os mais populares são o do MercadoLivre (www.mercadolivre.com.br), com 5,5 milhões de usuários cadastrados no país, e o do Arremate (www.arremate.com.br), que teve as suas operações no Brasil, na Colômbia, no Equador, no México, no Peru, em Porto Rico, no Uruguai e na Venezuela adquiridas em novembro pelo MercadoLivre. Na América Latina, o Arremate reúne 4,7 milhões de usuários cadastrados, enquanto o MercadoLivre tem 9 milhões de registros.
Em operação desde 1995, o eBay (www.ebay.com) é um dos mais tradicionais sites de leilão, com mais de 168 milhões de usuários espalhados pelo mundo.

Como usar
Antes de comprar ou vender, é preciso se cadastrar no site de leilões escolhido. Para isso, basta fornecer as informações solicitadas (que variam de um site para outro), um endereço de e-mail válido e criar um login e uma senha de acesso. Depois do cadastro, o internauta já está apto a comprar e a anunciar nas páginas do site.
Os sites de leilão não cobram taxas de uso dos vendedores e nem dos compradores. Os vendedores pagam apenas uma comissão sobre as vendas efetuadas.
Existe ainda o serviço opcional de anúncios diferenciados. Nesse caso, os sites cobram uma tarifa pelo destaque do anúncio. Os valores dos anúncios são informados na seção de termos e condições de uso dos sites.
Para anunciar um item, o usuário precisa preencher um formulário on-line com o preço, informações sobre o produto, as condições de pagamento e de entrega oferecidas, incluir fotos e escolher o tipo de venda desejado.
Há três modos diferentes para comercializar um produto: o leilão tradicional (vence quem der o maior lance até o término do prazo), a venda com preço fixo (a venda é direta, sem lances) e o leilão com preço de reserva (se os lances não atingirem o valor mínimo estabelecido pelo vendedor, a venda não ocorre).
Todos os usuários recebem pontos de qualificação dentro dos sites de leilão. Ao fazer o cadastro, o internauta aceita que tanto um lance quanto a oferta de um item em leilão gere um compromisso entre ele e os demais membros da comunidade.
Ao desistir da venda ou da compra, o usuário será avaliado negativamente pela outra parte. Dependendo da quantidade de pontos negativos, ele pode ter o seu cadastro suspenso temporariamente ou até mesmo ser expulso da comunidade.
Na hora de negociar, preste atenção no histórico da pessoa com quem você irá tratar. Procure se informar sobre a reputação do usuário e veja o que os demais membros da comunidade escreveram a respeito dele.
Outro cuidado importante é verificar as informações contidas no anúncio e esclarecer as dúvidas. O comprador pode enviar ao vendedor quantas perguntas julgar necessárias. O vendedor deve esclarecer as dúvidas dos possíveis compradores para evitar problemas futuros.

Pagamento
As compras feitas pelo eBay podem ser pagas via PayPal (www.paypal.com), site de pagamentos que aceita cartões de crédito e repassa apenas o valor ao vendedor. Nesse caso, é preciso ter um cartão de crédito aceito pelo site. Depósitos e ordens de pagamento não estão disponíveis.
Já nos sites de leilão nacionais, as formas de pagamento mais comuns são: Sedex a cobrar (o comprador só paga pelo item quando for retirá-lo em uma agência dos Correios); boleto e depósito bancários (verifique se quem vendeu é de fato o titular da conta) e sistema de intermediação (o usuário paga ao site que, depois de receber o valor, libera o envio do produto pelo vendedor).
Compras internacionais estão sujeitas a impostos de importação e a frete mais caro.


Texto Anterior: IPAQ HX2790
Próximo Texto: Cuidados: Dicas ajudam a comprar e vender com segurança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.