São Paulo, quarta-feira, 04 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUIDADOS

Dicas ajudam a comprar e vender com segurança

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Antes de se cadastrar, leia os termos de uso do serviço. Os compradores precisam conhecer as regras para negociar com segurança. Já os que querem vender devem se informar a respeito das condições de anúncio e das comissões cobradas sobre as vendas.
A "Cartilha do e-Consumidor" (www.camara-e.net/e-consumidor), elaborada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, recomenda que, durante o cadastro, você escolha uma senha segura e verifique se a página visitada pertence de fato ao site de leilão.
Cuidado com as supostas ofertas enviadas por e-mail - não clique nos respectivos links. Golpistas virtuais mandam mensagens em nome dos sites, oferecendo produtos com preços muito baixos ou solicitando atualização de cadastro. Os links contidos nesses e-mails levam a páginas falsas, que servem como meio para roubo de dados ou para a execução de softs maliciosos.
Assim como os classificados convencionais, os sites não são responsáveis pelos produtos anunciados, pois oferecem apenas a plataforma para o encontro virtual entre usuários. O vendedor é o único responsável pelo item que anuncia. Antes de fechar negócio, é recomendável procurar saber mais sobre a outra parte.
De acordo com o Procon (www.procon.sp.gov.br), o Código de Defesa do Consumidor não se aplica a todas as compras feitas nesse tipo de site. O Procon pode ser procurado quando os sites nacionais não reembolsarem cobranças indevidas. No caso dos sites internacionais, procure a página de atendimento ao usuário.


Texto Anterior: Leilões: Conheça o funcionamento dos sites antes de usá-los
Próximo Texto: Quadlog
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.