São Paulo, quarta-feira, 04 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIBERGRAFOLOGIA

Escolha do tipo de letra usado em documentos revela caráter do autor, diz psicólogo norte-americano

Fontes definem personalidade de usuário

DA REPORTAGEM LOCAL

Quando você redige um texto, o tipo de letra (fonte) que utiliza diz muito sobre a sua personalidade. É o que afirma o estudo "Social and Emotional Connotations of Fonts", feito pelo psicólogo norte-americano Aric Sigman.
De acordo com Sigman, que diz ter entrevistado tipógrafos e usuários de PC, as mulheres preferem fontes arredondadas, enquanto os homens utilizam mais letras quadradas.
Segundo ele, fontes como Times New Roman, Palatino, Arial e Verdana são as mais indicadas para currículos e cartas profissionais, pois denotam sobriedade. Quem está escrevendo uma carta de amor deve optar por letras como Humana Serif e Mayday, que são consideradas "amistosas" pelo leitor.
"A indicação de fontes [no estudo" é baseada em clichês e estereótipos", contesta a professora de tipografia e design Edna Cunha Lima, da PUC-Rio.
Ela considera Sigman "um leigo em tipografia", mas admite que a escolha das fontes é importante: "Há fontes modernas que não serviriam para o logotipo de um banco, por exemplo".

Configurações
O "Windows" e seus programas são bastante flexíveis na utilização de fontes. Para instalar uma fonte no micro, basta copiá-la para a pasta Windows/Fonts.
O programa de e-mail "Outlook Express" já vem configurado para permitir a utilização de fontes em mensagens, mas, se o recurso não estiver disponível no seu PC, clique em Ferramentas e Opções e selecione a guia Enviar. Para completar, assinale o item HTML no campo Formato para envio.
Para mudar as fontes utilizadas em ícones e janelas do "Windows", clique com o botão direito do mouse na área de trabalho do PC e selecione a opção Propriedades. Em seguida, clique em Aparência, selecione itens como Barra de título e Caixa de mensagens e escolha as letras que você deseja ver nesses elementos gráficos.
A internet é uma ótima opção para obter fontes gratuitamente. No endereço www.flashkit.com/fonts, por exemplo, é possível fazer o download de 1.183 fontes, boa parte das quais é grátis (visite a seção Freeware). Outra boa opção é visitar a página www.thefreesite.com/FreeFonts, que reúne links para sites que distribuem fontes gratuitamente.
Ao criar um site, a utilização de fontes fica limitada: se os micros dos visitantes não tiverem instaladas as fontes usadas nas páginas, não conseguirão exibi-las de forma correta.
Para superar essa limitação, use o programa "WEFT 3", que é compatível com o navegador "Internet Explorer" e pode ser obtido gratuitamente em www.microsoft.com/typography/web/embedding/weft3/default.htm.

Personalização
Se você não consegue encontrar fontes que lhe agradem, tente criar o seu próprio tipo de letra com o programa "FontCreator", que está disponível em www.high-logic.com/download.html e pode ser testado gratuitamente por 30 dias. (BRUNO GARATTONI)


Texto Anterior: Teste USP: Melhora interação com internet no "AutoCAD 2002"
Próximo Texto: Impressão correta exige ajustes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.