São Paulo, quarta-feira, 04 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Impressão correta exige ajustes

DA REPORTAGEM LOCAL

Imprimir um documento com visual incrementado requer cuidados: se o arquivo for aberto em PCs que não tenham as fontes usadas pelo autor, sua formatação será desfeita.
A maneira mais fácil de driblar esse problema é gravar o documento no formato PDF, que é compatível com qualquer micro e garante a impressão correta.
O programa mais usado para converter documentos para o formato é o "Adobe Acrobat", que tem um problema: custa muito caro (R$ 590,00; informações: tel. 0800 16-1009 ou em www.brasoftware.com.br).
Se você não quer gastar tanto, pode experimentar o serviço PDF Online, que permite converter arquivos gratuitamente. Para usá-lo, é preciso se cadastrar no site http://createpdf.adobe.com. O serviço é limitado a cinco documentos para cada usuário.
Para abrir documentos gravados no formato PDF, é preciso instalar o "Acrobat Reader", que pode ser copiado gratuitamente em www.adobe.com.br.
Se você usa o "Word" para escrever textos, pode garantir a impressão correta deles embutindo as fontes nos arquivos.
O recurso está disponível em várias versões do editor; para acioná-lo no "Word XP", clique em Ferramentas e Opções de salvamento ao gravar o arquivo. Em seguida, marque o item Incorporar fontes TrueType. (BG)


Texto Anterior: Cibergrafologia: Fontes definem personalidade de usuário
Próximo Texto: Panorâmica - Internet: Site brasileiro ajuda a criar diários on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.