São Paulo, quarta-feira, 05 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antivírus gratuito passa a ser pago

JULIANO BARRETO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

No último dia de 2004, a Grisoft, empresa que produz o antivírus gratuito AVG, anunciou que não vai mais lançar atualizações de segurança para as versões gratuitas do programa (6.0 e Free Edition). Segundo a empresa, o programa é utilizado por mais de 1 milhão de usuários.
Para não ficar desprotegido contra os vírus, o usuário dessas versões deverá trocá-las pelo AVG 7.0, que custa R$ 99,90 (www.avgbrasil.com.br), ou escolher um novo programa antivírus gratuito.
Entre as opções, destacam-se o BitDefender Free Edition v7 (www.bitdefender.com/bd/site/products.php?p_id=24) e o avast! 4 Home Edition (www.avast.com/eng/down_home.html). Ambos têm interfaces fáceis e bom desempenho na proteção do micro.
Quem deseja simplicidade também conta com o AntiVir (www.free-av.com), ideal para quem tem um computador com configurações modestas, e o eScorcher (www.escorcher.com/download.htm), que é fácil de instalar e atualizar.

Ferramentas auxiliares
Outra saída para se proteger são as vacinas produzidas pelas empresas de antivírus. Com elas, o usuário pode varrer o sistema em busca de um vírus específico e eliminá-lo do PC.
Fabricantes de antivírus pagos, como a Symantec e a Panda Software, oferecem gratuitamente esse tipo de programa em seus sites, nos endereços www.symantec.com.br/avcenter/tools.list.html e www.pandasoftware.com/download/utilities. As vacinas, no entanto, não impedem que a praga invada o micro e são úteis apenas depois que a máquina foi infectada.
Além do programa antivírus e das vacinas, também é essencial utilizar uma ferramenta para eliminar os spywares (programas espiões que roubam informações dos usuários).
A mais popular é o Ad-Aware (www.lavasoftusa.com), mas programas como o Spyware Interrogator (www.spywaredata.com) e o Spybot Search & Destroy (www.safer-networking.org) também são úteis.


Texto Anterior: Segurança: Ano tem mais vírus, golpes e lixo eletrônico
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Skype pode ser utilizado de qualquer micro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.