UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

VIA Epia permite criar micros com formatos ousados, mas gabinetes compatíveis ainda são raros no mercado nacional

Placa compacta tem processador embutido

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
RODRIGO DE OLIVEIRA PLOTZE
ESPECIAL PARA A FOLHA

A principal característica da placa-mãe VIA Epia Série V é seu tamanho: apenas 17x17 cm. Graças a essas dimensões compactas, ela é compatível com os gabinetes Mini-ITX, que são uma novidade no mercado de informática.
Esses gabinetes permitem criar computadores com formatos inusitados. Um exemplo é o carPC, destinado ao uso em carros. Outra aplicação interessante (e não muito convencional) é o E.T. PC, em que um boneco foi utilizado como gabinete para o computador. Há fotos desses e de outros projetos no site www.mini-itx.com.
Atualmente, é difícil encontrar gabinetes Mini-ITX no mercado nacional. A VIA Technologies pretende lançar um gabinete do tipo em março, mas a variedade de modelos (alguns com design ousado) disponível no exterior pode demorar a chegar ao país.
A placa também pode ser utilizada em gabinetes convencionais.

Componentes
O tamanho reduzido é alcançado pela utilização de componentes integrados -até o processador é soldado na placa-mãe.
A placa está disponível em duas versões: com processador VIA EdenT ESP de 533 MHz (para sistemas sem ventilador) ou com processador VIA C3 de 800 MHz (para aplicações que demandem maior poder de processamento).
O Teste USP avaliou a versão com processador de 800 MHz. Ela possui conexões para teclado e mouse (padrão PS/2), uma porta serial, uma porta paralela, uma porta de rede (padrão Ethernet 10/100 Mbps), duas portas USB e dois slots para pentes de memória do tipo SDRAM 100/133.
Também há duas portas IDE (padrão Ultra DMA). O conjunto possui placa de vídeo integrada. Ela é baseada no chipset (chip controlador) Trident Blade 3D, que permite conectar o micro a um televisor, mas ocupa até 8 Mbytes da memória RAM e não oferece desempenho adequado para o uso de jogos 3D modernos.
O sistema de som também é integrado. Uma característica importante é o slot PCI, que permite conectar uma placa de expansão.
A VIA Epia não apresenta entrada para drive de disquetes, mas isso não chega a ser um problema: a diminuição do custo dos gravadores de CD, a troca de arquivos via rede e a conexão de discos rígidos externos pela interface USB podem substituir os disquetes.

Instalação e configuração
A instalação da placa-mãe foi muito simples. Como todos os componentes são integrados, a montagem pode ser realizada sem grandes problemas por usuários domésticos. A instalação dos sistemas operacionais Windows XP e Red Hat Linux também transcorreu sem problemas.
O processador integrado VIA C3 de 800 MHz apresentou baixo desempenho se comparado com os chips fabricados pela Intel e pela AMD, mas demonstrou ser suficiente para tarefas simples, como acesso à internet, edição de textos e criação de planilhas.
No mercado internacional, a VIA Technologies já lançou a placa-mãe Epia M, que traz processador um pouco mais rápido -933 MHz- e tem novos recursos, como decodificador MPEG-2 embutido e placa de som com seis canais (ideais para a reprodução de filmes gravados em DVD).

Conclusão
A principal qualidade da nova placa-mãe da VIA é sua versatilidade, mas o preço poderia ser mais atraente. O modelo com processador de 800 MHz custa aproximadamente R$ 450 (www.viatech.com.br), e a versão com chip de 533 MHz custa R$ 400. Como os gabinetes Mini-ITX ainda são raros, o que reduz a atratividade da placa, os usuários domésticos devem ponderar a escolha, pois há outras opções que podem apresentar relação custo-benefício mais competitiva.


Odemir Martinez Bruno é professor-doutor do ICMC-USP. Atua nas áreas de visão artificial e computação paralela. Rodrigo de Oliveira Plotze é mestrando em ciência da computação pelo ICMC-USP


Texto Anterior: Micro de mão: HP anuncia novo palmtop
Próximo Texto: Diversão: Espiã sensual ironiza inimigo em jogo de ação
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.