UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres famosas ganham sites de fãs na rede

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao longo da história, várias mulheres foram notáveis. A rede é uma teia gigantesca que abriga milhares de páginas dedicadas a heroínas, cantoras, políticas e escritoras.
Sobre Indira Ghandi, que foi primeira-ministra da Índia de 1966 a 1977 e de 1980 a 1984, leia mais em www.sscnet.ucla.edu/southasia/History/Independent/Indira.html.
Sobre a heroína brasileira Anita Garibaldi, que participou da Revolução Farroupilha e morreu há mais de 150 anos, leia detalhes em www.an.com.br/anita. Confira também www.e-biografias.net/biografias/anitagaribaldi.shtml. Em italiano, veja outra biografia sobre ela em www.italiadonna.it/public/percorsi/biografie/f001.htm.
A argentina e populista Eva Perón, mais conhecida por Evita, tem site em www.evitaperon.org.
A rainha do cangaço, Maria Bonita, está representada em www.bolsademulher.com/revista/?idsecao=37&idmateria=962.
A luta pelos ideais socialistas de Dolores Ibarruri, conhecida por "La Pasionaria", pode ser conferida em www.solonosotras.com/archivo/15/biog-pasionaria-220801.htm.
Para conhecer um dos embriões do marxismo, vá até o site www.herramienta.com.ar/3/3-6.html e leia sobre Rosa Luxemburgo. Textos sobre teorias e práticas da mulher que foi brutalmente assassinada podem ser lidos em www.rebelion.org/izquierda/gandarilla290301.htm.
Fãs da política de mão-de-ferro da primeira-ministra inglesa Margaret Thatcher podem visitar www.britannia.com/gov/primes/prime56.html.
Indicada para ocupar o cargo de primeira-ministra de Israel em 1969, Golda Meir está bem representada na rede. Em www.wic.org/bio/gmeir.htm. Confira mais em www.us-israel.org/jsource/biography/meir.html.

Ciência
Pioneira na programação de computadores, Ada Byron, filha do poeta Lord Byron, tem biografia com galeria de fotos gravuras em www.cs.yale.edu/homes/tap/ada-lovelace.html.
A célebre cientista Marie Curie, que descobriu o rádio e o polônio e ganhou Prêmio Nobel, foi bem registrada na rede. Sua história, em inglês, está em www.aip.org/history/curie. Vá também a www.lucidcafe.com/library/95nov/curie.html.

Brasil
Na luta pelo voto feminino no país, Bertha Lutz tem curta biografia em www.terra.com.br/almanaque/diadamulher/mulheres/
mulheres19bertha.htm
. Leia mais em www.uol.com.br/cadernos/pesquisa-
public/cadernos/cadernos2262.htm
.
Ela quebrou tabus e desfilou grávida, no início dos anos 60, de biquíni. Leia a biografia de Leila Diniz em www.facom.ufba.br/com11220001/legado/bioleila.html. (MZ)


Texto Anterior: Rede serve de difusão para marcha do dia 8
Próximo Texto: Canal aberto: Como efetuar somas em tabelas do Word
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.