São Paulo, quarta-feira, 05 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste/USP

Discão é indicado para pequena empresa

OPULÊNCIA Com capacidade de 1 Tbyte, o Ethernet Big Disk pode armazenar mais de 1.400 filmes de duas horas cada um

LUCAS ALBERS CUMINATO
JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Ethernet Big Disk, produzido pela empresa norte-americana LaCie, é um dispositivo de armazenamento de dados externo de alta capacidade que pode ser conectado a uma rede de computadores ou diretamente ao micro via porta USB. O aparelho está disponível em três modelos, com capacidades de armazenamento de 1 Tbyte, 1,5 Tbyte ou 2 Tbytes. O Teste USP avaliou o modelo com capacidade de 1 Tbyte. Isso é, por exemplo, dez vezes mais que a capacidade de um disco de 100 Gbytes.
Nesse disco, é possível armazenar aproximadamente 167 mil músicas de cinco minutos cada uma, com qualidade de reprodução de 160 Kbps, ou 1.430 filmes com média de duração de duas horas cada um -mais de cem dias de vídeo sem parar.

Conexões
Todos os modelos possuem uma porta Ethernet Gigabit, uma porta USB 2.0, para conectar o dispositivo diretamente a um computador, e uma porta USB 2.0 de expansão, que possibilita a conexão de outro aparelho de armazenamento de dados, com o objetivo de ampliar a capacidade total de armazenamento do sistema. A aparência do aparelho é bastante moderna, e seu manuseio é bastante simples, pois o equipamento possui apenas um botão para ligar posicionado no painel frontal. Ele emite uma luz azul quando o disco está em funcionamento.
O equipamento não é nada portátil, já que é muito pesado -2,5 kg. O barulho produzido é um pouco intenso devido ao funcionamento da ventoinha responsável por resfriar o equipamento. A fonte de alimentação é bivolt, ou seja, pode ser ligado a 110 ou 220 volts sem preocupações.
A instalação do disco é muito simples e rápida. Se conectado diretamente ao computador via porta USB 2.0, basta apenas instalar os drivers contidos no CD que acompanha o produto, para que o dispositivo seja reconhecido pelo sistema operacional e esteja pronto para ser usado. Os drivers (programas adaptadores) desenvolvidos pela LaCie são compatíveis com os principais sistemas operacionais existentes, como o Microsoft Windows (todas as versões), o Mac OS e o Linux.
O aparelho também pode ser conectado a uma rede de computadores via porta Ethernet Gigabit. Nesse caso, o processo de configuração para que o dispositivo possa ser usado por todos que participam da rede não é muito complicado. Para isso, basta apenas executar o software de configuração contido no CD, o IP Configurator, para que o programa procure o dispositivo na rede e configure automaticamente seu IP, tornando o aparelho visível a todos. Por possuir um servidor de web e outro FTP, o aparelho, depois de configurado, pode ser acessado diretamente pelo browser.

Configurações
Algumas configurações referentes ao seu funcionamento podem ser acessadas e modificadas via interface web. Infelizmente não há a tradução da interface para o português, mas estão disponíveis vários outros idiomas, como inglês e espanhol. Porém a interface é bastante amigável e intuitiva e pode ser facilmente configurada por usuários que não são tão familiarizados com esse contexto.
As opções de configuração mais interessantes são as de criação de usuários e de espaços de compartilhamento diferentes. Pode-se criar um determinado usuário e lhe dar permissão para acessar determinadas pastas, sendo negado o acesso a qualquer outro conteúdo presente no disco. Pode-se também criar um espaço de compartilhamento público que será acessível por qualquer usuário da rede. Nesse caso, todos os participantes possuem permissão para transferir dados ao disco. É possível também acessar algumas informações sobre o disco, como espaço total utilizado, espaço ainda disponível para uso, quantidade de usuários acessando o disco naquele momento, log do sistema, entre outras.
O manual do usuário está disponível apenas em formato digital e é encontrado no CD que acompanha o produto. É de fácil leitura e entendimento para as pessoas que sabem inglês, já que o manual só é disponível nessa língua.

Conclusão
A alta capacidade do disco pode não ser compensadora para um usuário doméstico. Mas, para pequenas e médias empresas, essa solução pode ser viável, já que o produto mostrou ser de fácil instalação e configuração, dispensando a contratação de técnicos. O produto é vendido no Brasil pela ControleNet ao preço de R$ 2.350.
O custo/benefício do aparelho é bastante relativo pois, para um usuário final, a relação pode ser muito alta; já para uma empresa, o benefício pode superar em muito o custo.


LUCAS ALBERS CUMINATO é bacharelando em ciências de computação no ICMC-USP; JOSÉ ALBERTO CUMINATO é professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC-USP.


Texto Anterior: Tendências: Celulares com navegador GPS invadem privacidade
Próximo Texto: Games: Controlar o tempo é a arma para superar os desafios de TimeShift
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.