São Paulo, quarta-feira, 06 de maio de 2009

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Serviço permite seguir o estado de ânimo do mundo digital

CLAIRE CAIN MILLER
DO "NEW YORK TIMES"

A primeira reação que se tem com o Twitter é a de perplexidade. Por que as pessoas iriam querer ler pequenas mensagens sobre o que alguém comeu no café da manhã?
O Twitter liberta o escritor de diário que há em seus milhões de usuários. Individualmente, muitos desses "tweets" parecem uma futilidade. Mas analisada coletivamente, a transmissão ao vivo de mensagens é capaz de transformar o Twitter em uma ferramenta surpreendentemente útil para resolver problemas e oferecer informações sobre o estado de ânimo do mundo digital.
Por meio da entrada no cérebro coletivo do mundo, pesquisadores de todos os tipos têm percebido que as conversas reais podem oferecer uma visão panorâmica sobre a opinião pública. Empresas como a Starbucks, a Whole Foods e a Dell são capazes de ver o que seus clientes estão pensando enquanto usam um produto. No entanto, para o Twitter tornar-se verdadeiramente útil como uma ferramenta de pesquisa, mais pessoas terão de começar a usá-lo -o que permitiria a acadêmicos e cientistas monitorar epidemias.
Para continuar a crescer, o Twitter precisa também obter um faturamento significativo. Evan Williams, um dos criadores do site, vê sinais de que seu serviço começou a encontrar uma audiência mais preocupada com utilizar de fato o serviço. Ele cita as pessoas que usaram o site a fim de encontrar gasolina durante um período de desabastecimento. "Tratava-se de algo muito distante de se compartilhar o que você havia comido no café da manhã -mesmo assim o Twitter só funciona porque ele é o mesmo lugar em que as pessoas conversam a respeito do café da manhã", disse ele.


Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS


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