São Paulo, quarta-feira, 06 de maio de 2009

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reportagem de capa

Twitter cresce, mas não retém usuários

BAIXA FIDELIDADE Segundo a Nielsen Online, 60% dos cadastrados deixam de usar o microblog um mês após inscrição

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Não se fala em outra coisa além do Twitter. Certo? Depende. Se você faz parte do grupo de aficionados por internet, o microblog é mesmo um sucesso. Mas pesquisas mostram que, pelo menos por enquanto, o falatório em relação à ferramenta não é capaz de manter seus usuários ativos.
A Nielsen Online divulgou na semana passada pesquisa que mostra que mais de 60% dos usuários param de usar o serviço um mês depois de se cadastrarem nele. Em outras palavras, o índice de retenção de audiência, ou a porcentagem de usuários em um certo mês que voltam no mês seguinte, está atualmente em 40%, afirmou David Martin, vice-presidente de pesquisas da Nielsen Online.
"O Twitter tem obtido um bom desempenho nos últimos meses, mas não será capaz de sustentar seu crescimento meteórico sem estabelecer um alto nível de fidelidade por parte dos usuários", disse. Segundo a Nielsen, quando surgiram, Facebook e MySpace tinham o dobro da retenção alcançada pelo Twitter, e hoje essa taxa está em torno de 70%.
No entanto, a taxa de retenção foi questionada, pois não contabiliza acessos móveis.

Análises
O Brasil é o sétimo país que mais visita o Twitter. Segundo a comScore, 413 mil usuários de internet visitaram o site em março via computador. A quantidade de usuários deixa o Brasil na frente de países como França, Espanha e Índia.
Nos últimos quatro meses, o número de visitas ao Twitter no mundo mais que quadruplicou -passando de 4,3 milhões para 19,1 milhões de visitas, entre dezembro e março.
"O crescimento se deve ao boca a boca. Todo mundo está falando do Twitter, está curioso. É uma nova tecnologia, uma inovação em termos de comunicação e interação", afirma Alex Banks, diretor da comScore para a América Latina.
Diferentemente do que costuma acontecer com novas tecnologias, que ganham o entusiasmo de "early adopters" (tipicamente menores de 25 anos que adotam uma nova tecnologia com mais rapidez), no Twitter são os maiores de 25 anos que movem o crescimento da audiência, afirma Banks.
Para Heather Dougherty, analista da Hitwise, a atenção da mídia ajuda o site a crescer.
"Uma das vantagens do serviço é a facilidade de alcançar uma audiência que cresce rapidamente e ser capaz de juntar um grupo de seguidores que respeita o que você tem a dizer."
Entre os principais problemas, a analista aponta a criação de contas falsas e a tentativa de usar o site como ferramenta de marketing para quem não está interessado.


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