São Paulo, quarta-feira, 06 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para especialistas, criminoso avança sobre endereços lícitos

DA REPORTAGEM LOCAL

Ser o site da vez, com um público de milhões, faz com que o Twitter se torne um alvo privilegiado dos criminosos.
Isso porque houve uma "mudança de paradigma" na atividade ilícita on-line: os bandidos, em vez de criarem páginas próprias para hospedar os vírus, estão colocando seu código malicioso em páginas legítimas. E populares.
Sem citar sites especificamente, Fernando Fontão, da Websense, diz que os criminosos levaram "por água abaixo a questão da reputação" da página acessada.
De acordo com Fontão, a Websense identificou que 60 dos cem endereços mais populares foram "contaminados nos últimos 30 dias". "Os hackers se reinventaram."

Disseminação
"Um dos grandes vetores de ataque são sites de grande tráfego e legítimos", afirma Paulo Prado, da Symantec. "Desde o phishing [tática para roubo de informação], até o lugar para hospedar [o código]", os criminosos vêm aumentando o foco "em sites de alta visibilidade."
Para ele, um fator importante para o aumento de ataques em serviços populares é a profissionalização do cibercrime.
"O que começa na rede social acaba em um mercado de informações de uma economia paralela e clandestina. O objetivo é o ganho financeiro." (GVB)


Texto Anterior: Experimentos: Ficção de 140 caracteres aponto novo uso
Próximo Texto: Canal Aberto - José Antonio Ramalho: Faça atualização em antivírus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.