São Paulo, quarta-feira, 06 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

Veja notícias em linha do tempo

NOVIDADE Google inaugura serviços experimentais de jornalismo e imagem

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma forma diferente de visualizar notícias e uma ferramenta de busca de imagens mais inteligente: esses são dois serviços experimentais lançados recentemente pelo Google.
O Google News Timeline (newstimeline.googlelabs.com), disponível apenas em inglês, mostra resumos de notícias em uma linha do tempo a partir do termo de busca digitado pelo usuário.
É possível ver os resultados divididos por dia, semana, mês, ano ou década.
Além de material em texto, dá para procurar conteúdo noticioso em citações, vídeos, fotografias e outros meios.

Imagens
A busca de imagens do Google ainda carece da precisão da pesquisa de texto, mas melhorias recentes, como a possibilidade de procurar apenas fotos de rostos ou desenhos, aprimoraram o sistema.
Também em fase de testes, o Google Similar Images (similar-images.googlelabs.com), como define a empresa, "refina sua busca de imagens com similaridade visual".
Uma pesquisa pela palavra-chave "jaguar", por exemplo, retorna tanto imagens do animal quanto do carro. Ao clicar no link Similar images abaixo de uma das fotos do felino, você é levado a uma página que traz somente imagens do animal.
O sistema lembra o TinEye (tineye.com), "mecanismo reverso de busca de imagem" - com ele, você faz busca de fotos a partir de uma imagem hospedada na rede ou no seu computador, e o sistema retorna arquivos iguais ou levemente modificados.
O recurso é útil para encontrar uma certa imagem em definição maior ou descobrir manipulações digitais.


Texto Anterior: Canal Aberto - José Antonio Ramalho: Faça atualização em antivírus
Próximo Texto: Nuvem: Google aceita aplicativos em liguagem java
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.