São Paulo, quarta-feira, 06 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Google oferece serviços que dispensam conexão à internet

DA REPORTAGEM LOCAL

Parece contraditório, mas o Google, dono do buscador de sites mais popular e do sistema de anúncios on-line mais lucrativo, lançou uma ferramenta preparando seus serviços para funcionarem também fora da internet.
A recém-lançada iniciativa, que terá como base o acessório Google Gears (gears.google.com), permitirá que ferramentas como o Gmail realizem tarefas em máquinas desconectadas.
Dessa forma, os serviços on-line ficam cada vez mais parecidos com programas tradicionais, e a Microsoft ganha mais motivos para ficar preocupada.
O Google Docs Spreadsheets, composto por editor de textos e planilha eletrônica, pode juntar-se ao serviço de calendário a ao programa de correio, formando uma suíte Office gratuita.
Bastaria usar o navegador, em qualquer sistema, para ter acesso às funções desses programas -sem ocupar espaço em disco rígido ou pagar licenças de uso.
Adobe e Mozilla, rivais diretos da dona do Windows, estão entre os apoiadores do Google Gears, que pode ser aproveitado por sites fora do universo do Google.
Lançado em regime de código aberto, o acessório está disponível gratuitamente para que qualquer programador possa usá-lo e alterá-lo livremente.
Para garantir seu comprometimento com o modelo aberto, o Google realizou, na semana passada, um evento em dez cidades para convocar programadores.
Para os participantes do Google Developers Day, em São Paulo, em Londres ou em Moscou, a ordem foi a mesma: criar mashups, ou seja, misturar conteúdo de sites diferentes em novos serviços, como colocar resultados de buscas em mapas.
Por enquanto, as habilidades do Google Gears podem ser vistas em ação só no Google Reader, site que baixa notícias de várias fontes. Até o final deste ano, porém, o Google espera que os programadores criem centenas de novos serviços.
(JULIANO BARRETO)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Last.fm é comprada pela CBS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.