São Paulo, quarta-feira, 06 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Entenda as diferenças entre portas USB e FireWire

"Quais são as diferenças entre portas USB e FireWire?"

RENTADO ADRIANI

USB é a abreviação de Universal Serial Bus, um padrão para transferência de dados entre a CPU e os periféricos do micro e que foi projetado para substituir as antigas portas seriais e paralelas.
Sua velocidade de transmissão é aproximadamente cem vezes maior que a da conexão serial tradicional.
Cada porta USB permite a conexão de até 127 periféricos. Se o seu micro tem apenas duas portas , recorra a um hub USB. Trata-se de uma caixinha com várias portas, que funciona como um benjamim: pode ser ligada a uma das portas do micro para ampliar sua capacidade de conexão.
Já FireWire é o apelido para barramento serial, batizado oficialmente de IEEE 1394 e idealizado pela Apple. Ele se conecta a até 63 periféricos simultaneamente.
USB e FireWire são interfaces de ligação a quente, ou seja, não é necessário desligar a máquina para que sejam reconhecidas.
A diferença entre elas está no desempenho. Enquanto via USB os dados são transferidos a, no máximo, 12 Mbps, via FireWire os dados são transferidos a 400 Mbps.
As portas FireWire são normalmente usadas para a tranferência de vídeos ou fotos de altíssima resolução entre câmeras e micro. Mas, por conta de seu alto custo, poucos computadores trazem esse tipo de porta como padrão. No entanto você pode comprar uma placa FireWire para ser conectada em um slot de PCI de um micro de mesa ou em uma versão em formato PCMCIA ,para notebooks.
Se você tem uma câmera de video digital do tipo MiniDV, o uso de uma porta FireWire é fundamental para editar os vídeos.


Texto Anterior: Teste USP: Filmadora traz recursos e bateria curta
Próximo Texto: Consumo: Amor on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.