São Paulo, quarta-feira, 06 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA ON-LINE

Rede traz páginas oficiais de partidos, teorias e biografias de revolucionários e também mostra derrotas

Veja sites para entender melhor a esquerda

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez na história do Brasil, a esquerda chega ao poder. E, como aconteceu várias vezes na história do mundo, chega não como um corpo único, mas como um grande leque de alianças. Mesmo o PT, partido do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, é formado por várias correntes.
Para entender essas diversas tendências e saber mais informações sobre as várias teorias de esquerda, agora e ao longo da história, busque ajuda na internet.
O site do PT (www.pt.org.br) traz muitos dados. A Folha Online tem um didático mapa das correntes petistas em www1.uol.com.br/folha/especial/2002/
governolula/partido-lideresetendencias.shtml
).
Algumas das tendências, por sinal, têm suas páginas. A Articulação de Esquerda está em www.pagina13.com.br. Veja o site da Força Socialista em www.pelaesquerda.kit.net. A página da Organização Marxista está em www.omarxista.hpg.ig.com.br.
O endereço da Democracia Socialista, outra corrente do PT, é www.ds-rj.hpg.ig.com.br.
O Movimento de Reafirmação do Socialismo (www.geocities.com/CapitolHill/Parliament/1357/passagem.html) é mais radical. Somente dá acesso ao site a quem for filiado ao PT.
Todos os partidos que fazem parte da coligação que elegeu Lula têm site. O PC do B traz em seu portal (www.pcdob.org.br) vários links e notícias.
Leia o estatuto do PMN em www.pmn.org.br. O PT do B (www.ptdob.org.br) traz a letra do hino nacional. O PV (Partido Verde) em www.pv.org.br, tem apenas link para mandar e-mail.
A página do PSDC (www.psdc.org.br) é simples e traz alguns tópicos. Se quiser mandar e-mail para José Alencar, vice-presidente eleito e filiado ao PL, vá a www.pl.org.br/pl-inicio.html.
O PCB, que apoiou Lula, tem seu site em www.pcb.org.br.
O PSTU, que disputou à Presidência com o candidato José Maria e apoiou Lula no segundo turno, traz seus estatutos e programa em www.pstu.org.br.

Sites pessoais
O internauta também encontra na rede páginas pessoais de candidatos eleitos e derrotados do PT. Lula tem sua página em www.lula.org.br. O senador eleito Aloizio Mercadante dividiu sua página (www.mercadante.com.br) em textos, discursos e biografia. José Genoino, candidato derrotado a governador de São Paulo, oferece, em www.genoino.org, jingles, textos e imagens da campanha eleitoral.


Texto Anterior: Tecnologia: Gesto virtual passa sensação realista
Próximo Texto: Termo é referência aos jacobinos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.