São Paulo, quarta-feira, 06 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquina tira fotos e transmite vídeo

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de funcionar como câmera de internet (webcam) e máquina fotográfica digital, a Creative PC-Cam 750 traz um atrativo adicional: segundo o fabricante, alcança resolução de 2,1 Mpixels, o que permitiria imprimir fotos em tamanho grande (20x30 cm).
Não é bem assim. A resolução máxima da câmera, que chega a 1.600x1.200 pontos (1,92 Mpixel), é obtida por meio de interpolação, ou seja, multiplicação artificial de pontos.
Embora melhore a impressão de fotos grandes -evita o "estouramento" da malha de pontos da imagem-, o expediente não aumenta a resolução real da câmera, que é de 1.024x768 pontos (0,78 Mpixel), aquém do ideal para impressões no tamanho 10x15 cm.
Por outro lado, é mais do que suficiente para quem deseja publicar fotos na internet ou enviá-las por e-mail. Como não possui lente zoom nem visor de cristal líquido, a PC-Cam 750 se presta quase exclusivamente a isso.
A máquina tem 16 Mbytes de memória, o que lhe confere razoável autonomia: cabem 20 fotos na resolução máxima, 85 na padrão ou 200 no modo econômico (resolução de 640x480 pontos).
A ausência de visor de cristal líquido impede que o usuário veja suas fotos logo depois de registrá-las, mas ajuda a reduzir o consumo de energia: segundo o fabricante, a PC-Cam 750 tira 450 fotos com flash ou 3.000 fotos sem flash antes de exigir a troca das pilhas (quatro alcalinas do tipo AAA).
Bastante útil, a função Vários instantâneos registra cinco imagens em sequência durante dois segundos, o que ajuda a fotografar cenas em movimento. O recurso gera imagens de 640x480 pontos e não funciona com flash.
A PC-Cam também é razoavelmente rápida na resolução padrão (leva apenas dois segundos para gravar cada foto) e na resolução máxima (quatro segundos).
Como a máquina também grava vídeo (até 75 segundos), o comprador recebe o editor de filmes Ulead VideoStudio, útil para quem usa o Windows 98 ou 2000.
Como é relativamente acessível (R$ 755), a PC-Cam 750 pode satisfazer quem não exige grande qualidade e procura uma câmera fácil de usar. O produto já é importado pela Superkit (www.superkit.com.br), que oferece seis meses da garantia. O lançamento oficial do fabricante está previsto para dezembro. (BG)


Texto Anterior: Imagem Digital: Câmera traz gravador de míni-CD embutido
Próximo Texto: Teste USP: Gravador é rápido, mas exige discos caros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.