São Paulo, quarta-feira, 06 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

Vídeos do YouTube chegam ao celular

MOBILIDADE Operadora dos Estados Unidos oferece o serviço, mas seleciona os conteúdos que usuários podem acessar

Divulgação
Cena de "Lost' vista no celular depois de baixada do YouTube


VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DE NOVA YORK

O YouTube, o popular site de compartilhamento de vídeos, chegou ao celular. Nos Estados Unidos, a Verizon oferece a ferramenta no telefone por US$ 15 (R$ 32) de assinatura mensal.
Trata-se de uma versão limitada do YouTube. O acervo do site passa pelo filtro da operadora, e nem todo o conteúdo é liberado para os usuários.
A censura é feita por uma equipe de monitores da Verizon, que bane todos os vídeos "incompatíveis com o gosto e o perfil editorial da companhia".
A Folha testou o serviço, batizado de VCast, na última sexta-feira. O tempo de download varia de acordo com o modelo do celular, e o vídeo pode ser armazenado na memória do aparelho.
Embora seja hoje exclusivo da Verizon, o serviço deverá ser expandido para outras empresas no primeiro semestre do próximo ano. O YouTube disse não saber quando produto será o lançado no Brasil, o que depende de parcerias com operadoras locais.
A iniciativa seria uma aposta para aumentar as assinaturas dos serviços da Verizon, que também é operadora de telefonia fixa. As empresas não revelaram o valor do negócio.
Hoje, apenas uma minoria de usuários nos EUA faz download de vídeo e de música no celular. A Verizon diz esperar que a popularidade dos vídeos caseiros do YouTube possa ajudar a aumentar o uso do serviço VCast.
Com a queda no valor das ligações e com o aumento da concorrência da tecnologia VoIP, as operadoras americanas, tanto de celular quanto de telefonia fixa, têm criado serviços e pacotes para atrair (ou para manter) clientes. Por dia, cerca de 100 milhões de clipes são vistos no YouTube (www.youtube.com).


Texto Anterior: Confira alguns modelos
Próximo Texto: Google encerra atividades do Answers
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.