São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2001

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Mulheres lideram no Brasil e nos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

A demografia da Internet está cada vez mais parecida com a do mundo real. Isso porque, segundo institutos de pesquisas, a proporção de mulheres na rede -pelo menos no Brasil e nos EUA- se parece cada vez mais com aquela observada na população.
No Brasil, de acordo com o instituto Media Metrix, mulheres formam 51% do total de usuários da rede com mais de 18 anos. Essa porcentagem é bem próxima à registrada na última contagem do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para a proporção entre os sexos nessa faixa etária: 52,1% de mulheres.
Nos EUA, acontece o mesmo. Segundo o instituto de pesquisas Nielsen, 51% dos internautas americanos são mulheres, proporção semelhante aos 51,1% de presença feminina na população norte-americana (conforme as estimativas mais recentes do U.S. Census Bureau, que faz as medições demográficas desse país).
E qual seria a explicação para o crescimento do número de mulheres conectadas à Internet (veja quadro acima)?
Para Angela Marsiaj, diretora-geral do Media Metrix no Brasil, é o fato de hoje a rede ter um conteúdo mais variado do que antes. "Nos últimos anos, surgiram mais sites capazes de despertar o interesse da população em geral. Antes, a Internet tinha um viés mais forte para especialistas em tecnologia, um público majoritariamente masculino", diz.
Cada instituto de pesquisas utiliza uma metodologia diferente para analisar a proporção entre os sexos quanto ao uso da rede, e isso pode causar confusões.
O Media Metrix, por exemplo, não leva em conta o sexo das crianças e adolescentes nos números de alguns de seus estudos. Já o Ibope divide todos os entrevistados por gênero.
Assim, segundo o instituto, o sexo feminino forma apenas 43% do total de usuários da rede brasileira. Algo distante dos 51% (segundo o IBGE) que as mulheres de todas as faixas etárias representam no total da população.
Para Alexandre Magalhães, analista de Internet do Ibope, isso não vai durar. "A tendência é que, com o passar do tempo, a proporção fique igual à observada na sociedade."



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