São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manual de fotoimpressora é ruim

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Imprimir fotos digitais em casa ainda não é bom negócio devido ao preço elevado das impressoras fotográficas e, principalmente, dos suprimentos necessários (papéis especiais e cargas de impressão). Mesmo assim, talvez na espera de um momento mais propício, as impressoras continuam a marcar território no mercado. É o caso da impressora fotográfica digital Gotec (R$ 1.001,30; www.leadershop.com.br).
As fotos são impressas por difusão térmica no tamanho 10x15 cm (40 folhas de papel fotográfico nesse tamanho acompanham o kit). A impressão apresenta boa qualidade, embora falte brilho.
O principal problema é o manual, que é pouco didático. O encaixe do toner é explicado somente por escrito, sem figuras, o que pode gerar dificuldades a usuários leigos. Também não há explicação de como operar as funções do painel de controle.
A instalação, por outro lado, é simples e intuitiva. O equipamento se conecta ao micro por uma porta USB. A instalação do driver de funcionamento é automática: basta inserir o CD que acompanha o equipamento.
Caso o usuário possua cartões de memória do tipo Compact Flash, ele pode abrir mão de utilizar o PC e imprimir as imagens diretamente deles.
Outros cartões (Smart Media, Memory Stick, Secure Digital e Multimedia Card) também são aceitos com o uso de um adaptador, que é comercializado à parte. Cada impressão leva, em média, 90 segundos. A resolução prometida é de 300x300 dpi.
O refil do toner térmico da impressora fotográfica digital Gotec, acompanhado de mais 40 papéis fotográficos, custa R$ 96,30.
As configurações mínimas exigidas são Pentium III de 500 MHz, 64 Mbytes de RAM, 40 Mbytes de espaço livre no disco rígido e Windows 98.
Para imprimir no micro, é importante que o usuário tenha um programa para gerenciar a impressão de fotos, como Photo- shop e Corel Photobook. Se preferir, uma boa opção gratuita é o IrfanView 3.85 (817 Kbytes; www.superdownloads.com.br). Além de ajustar a foto no melhor tamanho para o formato do papel, ele permite rotacionar a foto, colocando-a na horizontal ou vertical a gosto do usuário. Basta solicitar a impressão, clicando em Arquivo e Imprimir. A impressora receberá o comando e realizará a tarefa automaticamente. (FB)


Texto Anterior: Foto digital: Preço é diferencial entre serviços
Próximo Texto: Internet: Google entra na disputa de e-mail gratuito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.