|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
INTERNET
Líder mundial em buscas na rede planeja oferecer a internauta conta de correio eletrônico com 1 Gbyte de espaço
Google entra na disputa de e-mail gratuito
DA REDAÇÃO
O Google, líder mundial em
buscas na internet, anunciou na
semana passada um serviço gratuito de e-mail com a intenção de
jogar duro contra os pesos-pesados Yahoo! e Microsoft -esta,
por sua vez, está se preparando
para atacar o terreno do Google.
Procurando atacar primeiro, a
empresa líder em serviço de buscas promete dar caixas postais de
1.000 Mbytes, ou seja, 250 a 500
vezes mais espaço de armazenamento que o oferecido pelos líderes em serviço de e-mail Yahoo! e
Hotmail.
Existe, porém, uma contrapartida na oferta: o Google vai monitorar os temas dos e-mails enviados
pelos usuários do Gmail (nome
do novo serviço). O objetivo é
identificar padrões de interesse
para mandar mensagens comerciais personalizadas e, assim, obter lucro com o e-mail gratuito.
Respondendo a comentários de
que isso pode ser uma invasão na
privacidade dos internautas, a
empresa defendeu a iniciativa:
"Não acredito que a publicidade
vá incomodar os internautas",
afirmou Larry Page, co-fundador
do Google, durante entrevista realizada na semana passada. "Na
nossa opinião, isso será um modelo de negócio eficaz, permitindo oferecer ao público um serviço
de alta qualidade." Page disse que
o Gmail não deve afetar a questão
de privacidade dos internautas,
uma vez que o conteúdo das mensagens será bem guardado. Um
grupo de defesa de privacidade
apresentou queixa às autoridades
britânicas, afirmando que esse
serviço pode violar as leis européias de defesa de privacidade.
Com o espaço prometido para
armazenar o equivalente a cerca
de 500 mil páginas de e-mail, os
usuários do Gmail poderão receber mensagens de até 10 Mbytes,
ou seja, mais do que os serviços
gratuitos do Yahoo! e do Hotmail
permitem armazenar em toda a
caixa de entrada.
O Yahoo! oferece 4 Mbytes de
espaço para armazenamento de
mensagens, enquanto o Hotmail,
da Microsoft, dá apenas 2 Mbytes
ao internauta. As duas empresas
cobram por espaço adicional em
seus serviços.
O Gmail também vai permitir
que seus usuários digitem uma
palavra-chave para encontrar a
informação guardada na caixa de
entrada em uma questão de segundos. Até a conclusão desta
edição, o Google apenas abria o
serviço para convidados. A expectativa é tornar o e-mail acessível a
todos em poucas semanas, segundo Page. Quem estiver interessado em obter uma conta de e-mail
deve se registrar no endereço
www.gmail.com e clicar no ícone
localizado do lado esquerdo, no
alto da tela.
O anúncio da entrada no serviço gratuito de e-mail significa
mais um ponto na disputa com os
seus rivais Yahoo! e Microsoft.
Enquanto esses dois gigantes estão tratando de incrementar seus
serviços de busca, o Google anunciou uma série de melhorias em
seu site de pesquisa. Agora, por
exemplo, é possível localizar endereços e telefones de estabelecimentos comerciais, com mapas
nos EUA. Segundo a empresa, o
banco de dados também foi ampliado, com busca em informações em 4,28 bilhões de páginas.
Com a oferta de e-mail, o Google está invadindo um campo até
agora dominado pelo Yahoo! e
pelo Hotmail. Segundo pesquisa
revelada pela comScore Media
Metrix, o Yahoo! teve, em fevereiro, 52,6 milhões de visitantes únicos, enquanto o Hotmail obteve
45,4 milhões.
Com agências internacionais
Texto Anterior: Manual de fotoimpressora é ruim Próximo Texto: iBestMail oferece 120 Mbytes Índice
|