São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Líder mundial em buscas na rede planeja oferecer a internauta conta de correio eletrônico com 1 Gbyte de espaço

Google entra na disputa de e-mail gratuito

DA REDAÇÃO

O Google, líder mundial em buscas na internet, anunciou na semana passada um serviço gratuito de e-mail com a intenção de jogar duro contra os pesos-pesados Yahoo! e Microsoft -esta, por sua vez, está se preparando para atacar o terreno do Google.
Procurando atacar primeiro, a empresa líder em serviço de buscas promete dar caixas postais de 1.000 Mbytes, ou seja, 250 a 500 vezes mais espaço de armazenamento que o oferecido pelos líderes em serviço de e-mail Yahoo! e Hotmail.
Existe, porém, uma contrapartida na oferta: o Google vai monitorar os temas dos e-mails enviados pelos usuários do Gmail (nome do novo serviço). O objetivo é identificar padrões de interesse para mandar mensagens comerciais personalizadas e, assim, obter lucro com o e-mail gratuito.
Respondendo a comentários de que isso pode ser uma invasão na privacidade dos internautas, a empresa defendeu a iniciativa: "Não acredito que a publicidade vá incomodar os internautas", afirmou Larry Page, co-fundador do Google, durante entrevista realizada na semana passada. "Na nossa opinião, isso será um modelo de negócio eficaz, permitindo oferecer ao público um serviço de alta qualidade." Page disse que o Gmail não deve afetar a questão de privacidade dos internautas, uma vez que o conteúdo das mensagens será bem guardado. Um grupo de defesa de privacidade apresentou queixa às autoridades britânicas, afirmando que esse serviço pode violar as leis européias de defesa de privacidade.
Com o espaço prometido para armazenar o equivalente a cerca de 500 mil páginas de e-mail, os usuários do Gmail poderão receber mensagens de até 10 Mbytes, ou seja, mais do que os serviços gratuitos do Yahoo! e do Hotmail permitem armazenar em toda a caixa de entrada.
O Yahoo! oferece 4 Mbytes de espaço para armazenamento de mensagens, enquanto o Hotmail, da Microsoft, dá apenas 2 Mbytes ao internauta. As duas empresas cobram por espaço adicional em seus serviços.
O Gmail também vai permitir que seus usuários digitem uma palavra-chave para encontrar a informação guardada na caixa de entrada em uma questão de segundos. Até a conclusão desta edição, o Google apenas abria o serviço para convidados. A expectativa é tornar o e-mail acessível a todos em poucas semanas, segundo Page. Quem estiver interessado em obter uma conta de e-mail deve se registrar no endereço www.gmail.com e clicar no ícone localizado do lado esquerdo, no alto da tela.
O anúncio da entrada no serviço gratuito de e-mail significa mais um ponto na disputa com os seus rivais Yahoo! e Microsoft. Enquanto esses dois gigantes estão tratando de incrementar seus serviços de busca, o Google anunciou uma série de melhorias em seu site de pesquisa. Agora, por exemplo, é possível localizar endereços e telefones de estabelecimentos comerciais, com mapas nos EUA. Segundo a empresa, o banco de dados também foi ampliado, com busca em informações em 4,28 bilhões de páginas.
Com a oferta de e-mail, o Google está invadindo um campo até agora dominado pelo Yahoo! e pelo Hotmail. Segundo pesquisa revelada pela comScore Media Metrix, o Yahoo! teve, em fevereiro, 52,6 milhões de visitantes únicos, enquanto o Hotmail obteve 45,4 milhões.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Manual de fotoimpressora é ruim
Próximo Texto: iBestMail oferece 120 Mbytes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.