São Paulo, quarta-feira, 07 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagem de capa

Winamp e Firefox são altamente moldáveis

CUSTOMIZAÇÃO Softwares dão a toca-MP3 e a navegador funções extras

DA REPORTAGEM LOCAL

Algumas empresas desenvolvedoras de softwares encorajam usuários a personalizar os programas que usam. É o que ocorre com os programas Winamp e Firefox, ambos bastante populares.
O primeiro é um tocador de MP3. O segundo, um navegador. Parte da fama de ambos se deve ao fato de serem abertos a dois tipos de ferramentas desenvolvidas por usuários e entusiastas, os skins e as extensões. Ou seja: são altamente personalizáveis.
Skin, que significa pele, em inglês, é um pequeno arquivo que serve para dar nova aparência a um software. Já as extensões são softwares de apoio, que adicionam funcionalidades a um programa principal.
No caso específico do Winamp, há centenas de skins e de extensões que podem ser baixadas gratuitamente na rede. No primeiro caso, há peles com os mais variados temas. Já no segundo, pode-se encontrar softs que reproduzem a letra que está sendo tocada pelo programa, como o Vagalume (vagalume.uol.com.br), e ferramentas que remetem a um site que faz balanços sobre o gosto musical do proprietário do software, como é o caso do Audio Scrobbler (www.audioscrobbler.net).
No Firefox, as extensões servem para qualquer tipo de propósito, desde programas que mostram a previsão do tempo até o total controle de aplicativos sonoros, passando por auxiliares de programação e memorizadores de endereços.
Outra ferramenta recém-lançada que está aí para se moldar justamente ao gosto do freguês é a polivalente Yahoo! Widgets (widgets.yahoo.com), um conjunto de aplicativos que oferece serviços variados como sistema de buscas e organizador. (SV)


Texto Anterior: Personalize o navegador e o programa de e-mail
Próximo Texto: Internet ganha etiquetas e se rende à personalização do conteúdo digital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.