São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Softs levam músicas para tocador

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Depois de escolher o aparelho de sua preferência, é hora de transferir as músicas do PC para o tocador. Existem opções para realizar essa tarefa como o Real Player One, o MusicMatch Jukebox e, no caso dos proprietários de um iPod, o iTunes. Apesar de ser mais conhecido como um tocador de vídeos, o Real Player (9,72 Mbytes, grátis em www.realnetworks.com.br), também é útil para os amantes da música digital. Além das suas opções para a criação de listas de execução personalizadas, o programa é capaz de identificar qualquer tipo de dispositivo conectado ao PC.
Para copiar as músicas do Real para tocadores de MP3, cartões SD, discos rígidos e outros aparelhos, basta clicar no menu Devices, esperar que o aparelho seja reconhecido e selecionar as músicas que serão copiadas.
O tamanho ocupado no aparelho é calculado antes da transferência e é possível diminuir a qualidade de som para que mais músicas possam ser copiadas para o tocador portátil.
O MusicMatch Jukebox (17,5 Mbytes, grátis com comerciais, em www.musicmatch.com) já acompanha alguns tocadores, mas quem não o tem, pode baixá-lo sem problemas. Seu ponto forte é a conversão rápida de músicas em CD para formato digital. Quem usa um diskman (tocador portátil de CDs) com suporte a MP3 pode utilizar o programa para gravar CDs com arquivos.
Já o iTunes (19,6 Mbytes, grátis em www.apple.com/itunes/download) deve ser considerado com algumas ressalvas. Ele só transfere músicas para o tocador portátil iPod e, nas definições padrão, converte os CDs de música em arquivos no formato AAC (padrão nos Macintosh).
Seus pontos fortes são a facilidade na criação de listas de execução e a velocidade na conversão dos arquivos.
Para usá-lo porém, é necessário ter o QuickTime Player (11 Mbytes, grátis em www.apple.com/quicktime/download/standalone) instalado na máquina e rodar Windows XP.
Na maioria dos casos, os players portáteis de menor porte, como chaveiros USB, não necessitam de nenhum programa para a realizar as transferências.
Basta copiar as músicas para o aparelho como se fossem arquivos normais sendo copiados de uma pasta para outra.
Usuários de versões antigas do Windows precisam instalar os drives (programas adaptadores) para que o tocador seja reconhecido pelo sistema.
No Windows XP, os aparelhos conectados ao PC são reconhecidos automaticamente, principalmente aqueles que usam as portas USB. (JULIANO BARRETO)


Texto Anterior: Música portátil: Sony e Dell atacam os domínios do iPod
Próximo Texto: Qualidade é medida em Kbps
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.