São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qualidade é medida em Kbps

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Antes de copiar músicas para um tocador, é importante conferir qual é o nível de qualidade do arquivo. Para definir isso, a medida usada é a bit rate (taxa de bits). Quanto mais bits por segundo de música, mais perfeito será o som e maior será o arquivo. A bit rate em geral é medida em milhares de bits por segundo (Kbps). Músicas com qualidade de CD, por exemplo, têm 128 Kbps.
A taxa de qualidade de músicas encontradas em redes de compartilhamento na internet, como o KaZaA, varia de 96 Kbps (qualidade de rádio FM) a 192 Kbps (qualidade usada para mixagens feitas por DJs profissionais).
Mas, graças a novos formatos, os amantes da música digital começaram a obter taxas de reprodução de músicas de até 320 Kbps. Essa tendência é chamada Lossless, um termo derivado da fusão das palavras lossy (técnica para obter maior compressão nos arquivos de música digital) e less, que significa menos em inglês. Com bit rates mais altas, é possível aproveitar ao máximo a qualidade do som digital e ouvir músicas digitalizadas em festas ou em aparelhos de som mais sofisticados, como os home theaters.
Tanta qualidade exige muito mais espaço. Uma canção de quatro minutos e meio em MP3, com 192 Kbps, ocupa 6,3 Mbytes. No formato Flac, com 320 Kbps, ocupa 69,6 Mbytes.
Quem se interessar pode usar coversores como o Free Lossless Audio Codec (621 Kbytes, grátis em flac.sourceforge.net) ou o APE, Monkey Audio (2,7 Mbytes, grátis em www.monkeysaudio.com/download.html).
Se você apenas deseja ouvir uma música, para ver se as transfromações valem a pena, tente o popular programa tocador de arquivos de áudio Winamp Bundle (8,3 Mbytes, grátis em www.winamp.com/player/free.php). Com suas configurações originais, ele já é capaz de executar músicas em Flac e APE. (JB)


Texto Anterior: Softs levam músicas para tocador
Próximo Texto: Fanáticos por som: Colecionar MP3 torna-se hobby
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.