São Paulo, quarta-feira, 08 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

MICARETA VIRTUAL

Com videokê e jogos, a festa continua on line

Fernando Cantuaria/Editoria de Arte
Telas de sites de bate-papo pela rede mundial de computadores, que também oferece programas que transformam o computador em videokê


ÁTILA CAVALCANTE
free-lance para a Folha

Quem não aguenta ficar sem Carnaval pode curar a ressaca buscando mais festa ainda no mundo on line. A Internet oferece diversas opções de diversão e de encontros -os pontos básicos dos dias de folia.
No terreno da brincadeira, uma nova opção são os programas de videokê, que transformam o computador em caixa de música e centro de atenções em festas.
Para quem prefere contatos não tão imediatos, os jogos on line são uma alternativa. Você enfrenta adversários reais no mundo virtual, sem precisar estar próximo a ninguém.
Mas, por outro lado, se seu interesse for justamente os contatos imediatos, abanque-se nas salas de bate-papo, que podem ser uma trilha para encontrar o pierrô ou a colombina que não apareceram no feriadão passado.
Nesta página, você pode examinar algumas dessas opções, a começar por um programa de videokê para computador, que é mais barato que alugar o aparelho (o preço pode passar de R$ 350). Claro que, para aproveitar o programa de videokê, seu computador precisa estar equipado com uma boa placa de som, alto-falantes e microfone.
O software mais usado para isso é o "RealOrche", que pode ser obtido no site da fabricante, em www.ctk.co.kr/realorche. Opte pela versão 1.42sh.
O "RealOrche" pode ser usado gratuitamente por apenas 30 dias. Após isso, deve-se enviar US$ 35 para a empresa. Apesar de existir em abundância na rede, evite usar um cracker (que corrompe o software e libera seu uso).

Como usar
O painel do "RealOrche" é intuitivo, pois se parece com o de um aparelho de som. Há, no entanto, alguns botões extras, como o Layout (para alterar o visual do programa) e Library. Este serve para escolher as músicas na biblioteca. Dentro dessa seção, ao clicar em Song List, é possível visualizar todo seu arquivo musical.
O arquivo de instalação do "RealOrche" traz dois joguinhos que funcionam integrados. No que se parece com um jogo-da-velha, a competição fica divertida porque, para ganhar, o jogador precisa ser bom cantor.
Só não confie no placar, pois ele não funciona como deveria (é comum ganhar 99 pontos sem cantar nada), e não marca nada em muitas músicas.
O leitor pode encontrar musicas para o "RealOrche" (com extensões .st3 ou .kar) em centenas de sites na Internet. O próprio programa tem um editor de arquivos, mas não se preocupe em criá-los: dificilmente você não encontrará o que quer. Para procurar, dirija-se a um site de busca e procure pelas palavras "st3", "kar" ou "karaokê".
O site www.cante.com.br também traz um programa de videokê, em português.
Se você prefere curtir a rede baixando arquivos musicais em MP3, por que não tenta usar o "Napster"? Esse programa permite a troca de arquivos MP3 entre sua comunidade de usuários, que ficam interligados.
Para baixar o soft, vá até a página de download do site www.napster.com. O programa é composto de três partes: Hot list, onde se acrescentam usuários com boas bibliotecas musicais; uma área de chat; e uma para gerenciar a transferência de arquivos.

Comunidades virtuais
Se seu desejo for apenas buscar bons papos, há alternativas até para as conhecidas salas de chat. Uma delas é a criação de comunidades virtuais -grupos de pessoas que se reúnem no mundo on line em torno de interesses semelhantes.
Você mesmo pode criar sua comunidade. Uma opção é utilizar a seção Web Communities do site MSN (www.msn.com.br).


Próximo Texto: Computador ajuda família a cantar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.