São Paulo, quarta-feira, 08 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Softs organizam e tratam fotos

DO ENVIADO ESPECIAL

Esquentou a disputa entre os softwares para tratamento de imagens. As gigantes Adobe e Apple apresentaram, em clima de concorrência, seus novos programas para gerenciamento de arquivos RAW, formato bruto sem compressão nem perda de qualidade, disponível nas câmeras reflex digitais D-SLR e que garante imagens mais nítidas.
Enquanto o Aperture, da Apple, lançado em janeiro, tenta seduzir com seu belo design e uma interface simples (apesar de rodar apenas em máquinas poderosas, como o Mac G5) o Lightroom, da Adobe, lançado um pouco mais tarde, conquista cada vez mais adeptos, pois roda bem mesmo em micros mais fracos (versão de teste grátis, em labs.adobe.com/technologies/lightroom).
Para não ficar fora da briga, a Nikon apresentou o View Pro, para organização de arquivos, e o Capture NX, para trabalhar com o formato NEF, versão da empresa para o RAW. O soft oferece um modo de ajustes simples que dispensa o uso de máscaras ou de camadas. Pode ser usado para organizar catálogos, produzir seqüências de imagens e galerias de fotos.
Outra boa novidade é a nova versão do RawShooter Essentials 2006, da Pixmantec, um conversor de arquivos RAW completo e rápido para Windows (grátis, em www.pixmantec.com). (GR)


Texto Anterior: Câmeras enviam fotos para listas de e-mails
Próximo Texto: Impressoras ganham recursos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.