São Paulo, quarta-feira, 08 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIAS

Tocador portátil da Microsoft pode estrear no evento, que será marcado pela disputa dos sucessores do DVD

Feira reúne apostas para diversão digital

JULIANO BARRETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Amanhã, começa em Hannover, na Alemanha, a CeBIT (www.cebit.de), a mais extensa feira de tecnologia digital do mundo.
O evento, que receberá cerca de 6 mil expositores, terá como estrelas os dispositivos eletrônicos que mesclam tecnologias e apresentam opções sofisticadas de entretenimento digital.
A Microsoft promete roubar a cena com um computador portátil com funções de tocador multimídia superiores às oferecidas pelo iPod. Já a IBM fará novas apresentações do processador Cell, que será usado no videogame PlayStation 3 e em diversos aparelhos para exibição de conteúdo em alta definição.

DVD
A feira também será palco de mais um capítulo da briga entre os novos formatos de discos multimídia, o Blu-ray e o HD-DVD. Ambos contam com o apoio de grandes empresas, mas não conseguiram convencer totalmente os estúdios de Hollywood e a indústria dos games.
Como azarão, será apresentado o VMD (Versatile Multilayer Disc), um formato de mídia capaz de sobrepor várias camadas de dados e armazenar até 100 Gbytes. Desenvolvido por uma parceria entre a New Medium Enterprises e a chinesa E-World, os discos teriam como atrativos o preço semelhante ao dos DVDs atuais e tocadores compatíveis com DVDs e CDs tradicionais.
O comprometimento de grandes produtoras como a Sony (Blu-ray) e a Microsoft (HD-DVD), porém, deve atrapalhar a popularização do VMD, que vem sendo chamado de DVD chinês.

Coisa de cinema
Soluções para o futuro da televisão digital também devem ter um bom espaço na CeBIT. Além das fabricantes de televisores gigantes que usam telas finas, as empresas de conteúdo prometem exibir novas maneiras de transmissão.
Enquanto a asiática Chi Mei Optoelectronics apresentará uma tela LCD (cristal líquido) com resolução de 3.840x2.160 pontos, a dona do Windows, vai mostrar o Microsoft TV IPTV Edition, padrão que usa conexões da internet para transferir as imagens de altíssima qualidade.
Já a produtora de portáteis BenQ vai demonstrar os aparelhos para recepção de sinais do padrão europeu de televisão digital, o DVB-H (Digital Video Broadcast Handhelds).

Mistério
Uma das maiores expectativas da CeBIT recai sobre um computador ultraportátil da Microsoft que recebeu o nome provisório de Origami. O aparelho concorreria com tocadores multimídia como o iPod e também poderia acessar a internet. O lançamento do portátil não foi confirmado pela Microsoft, mas a empresa deu pistas de que a CeBIT deverá trazer novidades sobre suas características.

Texto Anterior: Cartões, bolsas e lentes compõem os acessórios
Próximo Texto: Telefonia móvel comanda a nacional Telexpo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.