São Paulo, quarta-feira, 08 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMUNICAÇÃO

Projeto para criação de aparelho que mostra humor do usuário com luzes coloridas venceu etapa dos EUA

Prêmio incentiva o futuro dos celulares

DA REPORTAGEM LOCAL

Os telefones celulares estão cada vez menores, mas, em algum momento, será preciso ir além do desenho e inovar também nas funções dos aparelhos. Com esse intuito, a Motorola (www.motorola.com/motofwrd) promoveu um concurso que desafiou universitários de vários países a criar novos conceitos para os serviços de telefonia móvel.
Na versão norte-americana do MotoFWRD, o vencedor foi John Finan, da Duke University. Ele desenvolveu o projeto de um telefone que analisaria o tom de voz das pessoas que conversam para exibir espectros de luz que variam entre o vermelho e o azul.
De acordo com o projeto batizado de Mood Phone, a decoração dos aparelhos mudaria conforme com o humor dos usuários.
Além disso, o mecanismo seria útil para quem sofre de um tipo leve de autismo e não consegue distinguir diferenças nas expressões carregadas pelas vozes.

Top 10
Entre os dez melhores colocados do concurso estiveram projetos menos sofisticados, mas igualmente originais. O estudante da Northwestern University, James Goodrich, apresentou um projeto para que os telefones ficassem mais baratos e usassem softwares de aluguel, que seriam pagos apenas quando fossem utilizados.
Já Rebecca Shostak, da Universidade da Califórnia, pensou em algo mais prático: um sistema de alerta via celular que mostra vagas de estacionamento disponíveis em uma determinada rua ou próximas de um local.
Finan foi premiado com celulares, um estágio na empresa organizadora, US$ 10 mil e um automóvel BMW que tem conexão Bluetooth com os aparelhos.
As próximas etapas do concurso acontecerão na Inglaterra, na França e na Índia. (JB)


Texto Anterior: Segurança: Programa analisa endereços de sites perigosos e mostra alertas
Próximo Texto: Vírus transita entre PC e celular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.