|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
VIDEOGAMES
Jogos estimulam o cérebro com testes consagrados na vida real
Quebre a cabeça
PABLO MIYAZAWA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A capacidade de estimular a inteligência dos jogadores é um tema constante nas discussões acadêmicas sobre videogames.
A questão ganhou corpo ao ser
defendida pelo escritor norte-americano Steven Johnson, no recém-lançado "Surpreendente!: a
Televisão e o Videogame nos Tornam mais Inteligentes". Mas, para
grande parte do público, os jogos
eletrônicos não passam de uma
forma rasa de escapismo.
Aproveitando-se da discussão
-ou enxergando um filão pouco
explorado-, as produtoras resolveram investir na idéia de "exercitar os músculos cerebrais" dos jogadores. Nos consoles portáteis,
as opções de testes de inteligência
disfarçados já são várias, e apontam suas miras para usuários
mais velhos e jogadores casuais.
Idade cerebral
O Nintendo DS tornou-se o
grande celeiro do gênero, com nada menos do que seis jogos para a
plataforma disponíveis no mercado japonês. Lançado em maio de
2005, Brain Age: Train Your Brain
in Minutes a Day alcançou a expressiva marca de 1,5 milhão de
cópias vendidas no Japão.
O game se dispõe a medir "a
idade do cérebro" do jogador
com desafios de perspicácia baseados em testes consagrados.
Inspirado nas pesquisas do cientista japonês Ryuta Kawashima,
especialista em estimulação cerebral por meio de leituras e de
exercícios matemáticos, o jogo
oferece testes de memória, quebra-cabeças com números e provas de rapidez.
Sucesso
O que diferencia Brain Age dos
testes de QI encontrados em
abundância na internet é o uso
criativo dos recursos do Nintendo
DS, como a tela sensível e o microfone embutido. A versão norte-americana será lançada em
abril. Uma continuação foi lançada recentemente no Japão e já repete o sucesso do anterior, com
1,3 milhão de cópias vendidas.
Bem-sucedido, o Brain Age gerou clones que indicam que a mania não deverá ser passageira. O
jogo Big Brain Academy, da Nintendo, que chega também em
abril ao DS, investe na mesma
premissa: testar a inteligência do
usuário com atividades que misturam lógica, memória, matemática e simulações.
O destaque é a possibilidade de
até oito jogadores simultâneos
usando apenas um cartucho.
Já a japonesa Interchannel criou
a série Right Brain Training DS, linha de jogos que busca educar o
"lado direito do cérebro"com testes baseados em memória, julgamentos e concentração. Três títulos para o portátil da Nintendo já
chegaram às lojas e há a promessa
de outros para breve.
PSP
O PSP da Sony também oferece
opções. PQ: Practical Intelligence
Quotient traz uma centena de
quebra-cabeças práticos desenvolvidos por especialistas e permite ao jogador
computar sua pontuação em um
ranking on-line mundial.
Também para o PSP, o Go! Sudoku apresenta milhares de desafios matemáticos baseados em
um dos mais populares quebra-cabeças do Japão. Uma versão para DS está prevista para este ano.
Mas nem só de testes de QI vivem os games inteligentes. Lançado apenas no Japão para o Nintendo DS, o Eigo Ga Nigate Na
Otona No não é um jogo, mas um
soft de treinamento de idiomas
para "pessoas que não falam bem
inglês", como aponta o título.
Texto Anterior: Primeiras impressões: DVD toca e grava conteúdo ao vivo Próximo Texto: PQ traz desafios de raciocínio lógico Índice
|