São Paulo, Quarta-feira, 08 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPRAS DE NATAL - LEMBRANÇAS

Mande de graça cartões animados

da Reportagem Local

Enviar cartões de Natal para toda a família e amigos, gastando dinheiro para comprá-los e enviá-los (enfrentando a fila dos Correios no Natal) não é mais a única opção de desejar felicidades e boas-festas.
Os cartões virtuais conquistaram os internautas por serem gratuitos, animados e engraçados. O problema é que ainda há poucas opções de sites brasileiros -e muitas mensagens acabam ficando em inglês.
O site mais famoso de cartões, o da Blue Mountain's Arts (www.bluemountain.com), já tem versão em português (de Portugal) em www.pt.bluemountain.com/christmas/index.html.
Traz uma turma de personagens que se espalham pelos cartões de Natal com historinhas e música.
Entre as opções nacionais, vale a pena conhecer o site da livraria Arte Pau Brasil (www.paubrasil.com.br/cartoes/postalcj.html), que mistura obras de arte com poesias de Paulo Leminski, Alonso Alvarez, Oscar Wilde e outros.
O Universo Online também traz boas opções. Vá direto a www.uol.com.br/postais e veja o desenho que mais combina com o que você quer dizer. A galeria de cartões demora para descer na tela, mas a qualidade de cada um deles é de deixar qualquer brasileiro orgulhoso.
Para quem fala inglês, dois sites são obrigatórios: o Egreetings (www.egreetings.com) e o 123Cards.com (http://web2.ynot.com/123cardsnew.com/holidays/christmas/index.html). No primeiro, o internauta pode incluir um texto do tamanho que quiser no espaço do cartão -a imagem se adapta. A série de Natal está com personagens originais (alguns sem rosto).
Em 123Cards.com, os cartões com animação vão exigir do destinatário o plug-in Shockwave Flash, da Macromedia, para funcionar. O download pode ser feito em: (www.macromedia.com/software/flash).
E para quem quer inovar, o site 3D Animated Greetings (www.3dgreetings.com/christmas.asp) traz um cardápio de cartões em três dimensões. Mas, se a conexão do internauta que vai receber o cartão for muito lenta, talvez ele não consiga ver a animação em 3D do cartão.

Cartões artísticos
Obras de arte também podem formar cartões de Natal. O site Arthouse (www.arthouse.ie), feito por artistas da Irlanda, traz cartões que podem ser enviados em qualquer época do ano.
E como fotografia tem relação íntima com a arte, o site Corbis (http://ecard.corbis.com/) exibe, na tela, trabalhos fotográficos que lembram as épocas do ano, inclusive o Natal. (ALu)



Texto Anterior: Programas buscam os melhores preços
Próximo Texto: Livro: Claudia Matarazzo dá aula de netiqueta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.