UOL


São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA

Primeira ligação foi feita em Nova York em 1973

Invenção do telefone celular completa trigésimo aniversário

DA REDAÇÃO

Comemorou-se na semana passada, sem muito alarde, o trigésimo aniversário de uma das invenções mais importantes das últimas décadas: o telefone celular. Em 3 de abril de 1973, o engenheiro Martin Cooper, que trabalhava para a empresa Motorola, fez a primeira ligação.
Pesado e desajeitado, o aparelho não se compara aos modelos disponíveis hoje, mas deu conta do recado: segundo Cooper, a primeira ligação foi para a empresa concorrente AT&T, que também estava desenvolvendo um telefone móvel.
"Eu disse a ele [o engenheiro Joel Engel, da AT&T] que estava ligando de um telefone celular de verdade. Acho que ouvi o ranger de dentes do outro lado, mas ele foi educado."
Realizada numa esquina de Nova York, a demonstração chamou a atenção dos transeuntes. "Nós ficamos surpresos, porque achávamos os nova-iorquinos pessoas indiferentes, mas causamos uma grande sensação", afirma Cooper.
Apesar desse interesse, os telefones celulares ainda demorariam a alcançar os usuários. Só em 1983, dez anos depois, o primeiro aparelho foi lançado nos EUA.
Segundo o Gartner Dataquest, 423 milhões de telefones celulares foram vendidos em 2002, e 1 bilhão de pessoas já possuem um telefone portátil.
Atualmente, Cooper, que está com 74 anos, chefia a ArrayComm, empresa que desenvolve sistemas de transmissão de dados para computadores portáteis.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ajuste de energia pode confundir usuário
Próximo Texto: Primeiro aparelho pesava 870 g
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.