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São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2003

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JenniCam foi página pioneira

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A auto-exposição na internet é uma tendência desde a primeira explosão da internet, na primeira metade dos anos 90, quando as webcams entraram no ar.
A primeira câmera de vídeo on-line foi ligada em 1991, no Laboratório de Computação da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e funcionava na rede interna da entidade apenas para avisar aos estudantes quando o café estava pronto. No ano seguinte, ela foi colocada na web e se tornou um sucesso. Todos queriam ver a máquina de café do Trojan Room (www.cl.cam.ac.uk/coffee/coffee.html), que foi desligada em 2001, depois de ser vista por mais de 2,5 milhões de pessoas.
Logo depois, webcams eram usadas por empresas de comunicação para mostrar a seus usuários on-line o que acontecia no ambiente de trabalho.
A seguir, vieram as pessoas. Jennifer Ringley foi a pioneira nessa área. Ela comprou uma pequena câmera para manter contato com os pais, mas acabou transformando sua transmissão no site JenniCam (www.jennicam.org). No ar desde abril de 1996, ela continua a exibir sua rotina para desconhecidos, mas hoje cobra por isso: US$ 15 por três meses.
A febre se espalhou. O site Camarades (www.camarades.com) diz ter quase 250 mil exibicionistas. E grandes quantidades de webcams são encontradas em EarthCam (www.earthcam.com) e em WebCam World (www.webcamworld.com).


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