São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editor gráfico é opção para iniciantes

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O programa para a criação de gráficos SodiPodi (4,54 Mbytes na versão para Windows e 1,8 Mbyte para sistemas baseados em Linux) é uma boa alternativa para os usuários domésticos que usam cópias não registradas do software CorelDraw. Ele tem código aberto e possui as principais opções usadas pelos designers iniciantes. Para usá-lo, é preciso se adaptar a uma série de novidades.
Sua interface tem um formato independente: uma nova janela é aberta para cada função ativada pelo usuário.
Outro detalhe que pode causar estranhamento é que, ao iniciá-lo pela primeira vez, só a barra de ferramentas será exibida na tela, sem nenhuma outra janela aberta. A estrutura diferenciada lembra um programa para computadores Macintosh.
Depois de se acostumar a essas características, não é difícil fazer ilustrações com o Sodipodi.
Além de usar os ícones presentes na barra de ferramentas padrão, é possível acessar funções com o botão direito do mouse.
Basta clicar sobre um objeto selecionado e escolher o que fazer. Além disso, os menus estão em português.
Nos testes realizados pela reportagem, o programa reconheceu a impressora padrão do micro automaticamente e apresentou praticamente todas as ferramentas necessárias para criar gráficos vetoriais. O SodiPodi não é compatível com os principais editores de desenho do mercado.
Ele não abre e não salva trabalhos nos formatos usados pelo CorelDraw, Adobe Illustrator e o Macromedia Freehand. Mesmo com essas limitações, é o mais indicado para quem procura simplicidade na criação de ilustrações para apresentações de slides ou trabalhos escolares, por exemplo.
Ainda na versão 0.34, o software não possui um pacote de instalação integrado e exige que os usuários de Windows e de Linux façam o download do conjunto de bibliotecas GTK+ Runtime Environment. Na versão para Windows o GTK+ tem 6,5 Mbytes e pode ser baixado gratuitamente em sourceforge.net/projects/gtk-win. O arquivo para plataformas Linux tem 8,2 Mbytes e está disponível em www.gtk.org/download. (JB)


Texto Anterior: Media Player 10 traz pouca inovação
Próximo Texto: Jogos: Produção brasileira de games cresce 5%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.