São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2006

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Webdesigner analisa páginas de campanhas presidenciais

DA REPORTAGEM LOCAL

Aparência não é tudo, mas ajuda bastante, principalmente em se tratando de sites de candidatos. A convite da Folha, a professora e webdesigner Ana Laura Gomes (www.emblema.art.br) avaliou os sites de campanha de candidatos à presidência. Leia a seguir.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
(www.lulapresidente.org.br)
Tem cores agradáveis e links que são fáceis de serem percebidos. Os blocos de texto são distintos para cada assunto, com chamadas curtas e indicativos claros de downloads. O tamanho pequeno de fonte e o baixo contraste entre fundo e fonte dificultam a visualização, especialmente para daltônicos.

GERALDO ALCKMIN
(www.geraldo45.org.br)
A quantidade de opções de navegação faz com que, depois de um tempo, o visitante acabe se perdendo. Fontes grandes e o alto contraste facilitam a leitura, mas falta agrupamento de texto, que fica meio solto e, às vezes, próximo demais do menu. Há também alguns erros de português e de digitação, o que é grave.

HELOÍSA HELENA
(www.heloisahelena50.com.br)
Fácil de navegar, mas mal aproveitado. Há pequenos textos menores antes dos mais longos e que não elucidam nada. Os botões de download são claros, mas ficam longe do conteúdo a ser baixado. A proximidade dos blocos de texto dificulta a leitura. O uso de flash na abertura, com volume aberto, assusta o visitante.

CRISTÓVAM BUARQUE
(www.cristovam12.com.br)
Agradável, fácil de navegar e com textos claros, mas tem problemas de contraste e fonte pequena. Usa um recurso que não se utiliza mais, que é a página de abertura sem conteúdo. Foi o único a obedecer a regra de desativar o link da página em que se está. Oferece imagens para Orkut, MSN e e-mail. (MB)


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