São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Preço alto é maior ponto negativo de monitor de nova tecnologia, que deve substituir a atual com o passar do tempo

Imagem fica melhor em cristal líquido

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
RODRIGO DE OLIVEIRA PLOTZE
ESPECIAL PARA A FOLHA

O principal critério de decisão na compra de equipamentos é a relação custo-benefício. No caso dos monitores de vídeo, isso não é diferente: itens como tamanho da tela, peso, resolução, qualidade de imagem e preço são grandes diferenciais na hora da escolha.
Os benefícios dos monitores com tela de cristal líquido (LCD) são enormes quando comparados aos dos tradicionais monitores baseados em tubos de raios catódicos (CRT). As vantagens, além do tamanho reduzido, vão desde sua perfeita superfície plana, que exibe imagens sem quaisquer distorções, proporcionando menos cansaço da visão, até o baixo consumo de energia.
O problema fundamental é o preço: um monitor LCD de 15 polegadas ainda custa cerca de quatro vezes o valor de um CRT similar. Os preços dos monitores de cristal líquido tendem a baixar com o desenvolvimento da tecnologia, com a oferta e com a concorrência, tornando esse tipo de produto mais acessível para o consumidor.
O teste USP avaliou o monitor com tela de cristal líquido da marca LG, modelo L1510S. Um dos destaques do produto é o baixo consumo de energia, mesmo quando comparado a outros monitores LCD. O monitor LG L1510S consome menos do que 28 W em funcionamento normal e menos de 3 W em modo stand-by. O monitor é adequado para exibição de imagens, jogos e vídeos, sendo indicado para usuários domésticos e para empresas.
A resolução máxima é um pouco inferior à de monitores CRT e à de visores de notebooks com tamanho de tela equivalente, que alcançam resoluções de até 1.400x1.050 pontos.
A resolução maior proporciona mais conforto ao realizar trabalhos relacionados à computação gráfica e permite a visualização de mais janelas na tela.
A instalação física do equipamento ocorreu sem problemas em sistemas Windows e Linux. Todos os ajustes de posicionamento da imagem e esquemas de cores são executados por um botão de auto-ajuste presente no painel frontal do aparelho. Mas há também botões para fazer ajuste manual de cor, brilho, contraste e geometria.
Embora possa ser configurado para vários idiomas, o menu do LG L1510S não apresenta suporte para o português. O aparelho possui na parte traseira uma entrada padrão VGA, próxima ao conector de energia. O usuário pode passar os cabos através de uma abertura da base de sustentação, o que torna a aparência da mesa de trabalho mais organizada. A tela oferece um movimento de inclinação, podendo ser facilmente posicionada para um ângulo de visão mais confortável, entretanto não é possível ajustar a sua altura.

Conclusão
As diversas vantagens oferecidas pelos monitores LCD fazem com que cada vez mais usuários adotem essa nova tecnologia. Contudo o preço ainda não é tão atrativo quanto suas qualidades, de modo que o usuário deve ponderar suas opções antes de decidir se vale a pena o investimento.
Dependendo da necessidade do usuário, o valor adicional de um LCD em relação a um CRT pode ser mais aproveitado se aplicado em outros componentes do computador, como memória, processador e gravador de CD.
O preço sugerido pelo fabricante é R$ 2.000.
Em um futuro próximo, com a queda dos preços, os monitores LCD deverão ser os sucessores naturais dos convencionais monitores CRT.


Odemir Martinez Bruno é professor-doutor do ICMC-USP, onde atua como pesquisador nas áreas de visão artificial e computação paralela. Rodrigo de Oliveira Plotze é mestrando em ciência da computação pelo ICMC-USP.



Texto Anterior: Aproveite o e-mail e entre em discussões
Próximo Texto: Canal Aberto: Como atualizar seu sistema operacional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.