São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

E-mail "falso" é opção contra o lixo

ÁLVARO FAGUNDES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O spam é um problema na internet. Um simples cadastro em um site e logo sua caixa postal está lotada de lixo eletrônico. Uma das alternativas para escapar dele são os sites que oferecem e-mails "descartáveis", que não precisam de senha.
O mais conhecido deles é o Mailinator (www.mailinator.com). O serviço é muito simples, não é preciso preencher nenhum cadastro. Basta escolher um endereço com a terminação "@mailinator.com", enviar uma mensagem para o e-mail selecionado e, imediatamente, ele estará funcionando. Para acessá-lo é só entrar na página inicial e digitar o e-mail escolhido.
Uma curiosidade oferecida pelo Mailinator é o "Spam Map", um mapa que mostra a origem dos endereços que mandaram mais spam nos últimos minutos -endereços brasileiros são freqüentes na lista.
O maior problema desse tipo de site é que a caixa de entrada pode ser acessada por qualquer pessoa, por isso não o utilize para a troca de informações confidenciais. Outro cuidado que deve se ter com o serviço é que as mensagens são apagadas após 24 horas.
O Pookmail (www.pookmail.com) é muito parecido com o Mailinator, mas, ao contrário do segundo, você pode salvar a mensagem e depois exportá-la para seu e-mail. Mas a maior vantagem do Pookmail em relação ao seu concorrente é que o endereço ainda não é tão conhecido e, por isso, ainda não foi bloqueado por alguns sites. A medida obrigou o Mailinator a criar domínios alternativos, como mailinator.net e fakeinformation.com, o que pode exigir do usuário mais tempo para conseguir um e-mail válido.
O maior problema do Pookmail é que o endereço pode ser apagado a qualquer momento por qualquer pessoa, portanto e-mails com nomes óbvios devem ser evitados ou acessados o mais rápido possível.
Outra rota de fuga contra o spam é o Bugmenot (www.bugmenot.com), que possui um banco de senhas de diversos sites, especialmente jornais, cadastradas pelos usuários. Em vez de fornecer seus dados em um cadastro obrigatório, uma busca no site pode resolver o problema.


Texto Anterior: E-mail: Filtro inteligente é eficaz contra o spam
Próximo Texto: Saiba restringir o uso das mensagens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.