São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba restringir o uso das mensagens

DA REPORTAGEM LOCAL

Você já enviou um e-mail do qual se arrependeu? Interceptar a mensagem e impedir a sua leitura não é uma tarefa fácil, mas existem pelo menos dois softwares que atacam essa questão, ou seja, permitem especificar por quanto tempo, e/ou por quem, o e-mail poderá ser lido.
O mais versátil é o Outlook 2003, da Microsoft. Ele tem o recurso Information Rights Management (IRM), que é bastante sofisticado: permite, entre outras coisas, determinar o prazo de validade dos e-mails e quais os destinatários aprovados e até impedir o encaminhamento ou a impressão das mensagens.
O Outlook 2003 faz parte do pacote Microsoft Office, que também traz Word, Excel e PowerPoint e não é barato: na distribuidora www.brasoftware.com.br, custa a partir de R$ 359 (mas pode ser instalado em três micros de uso doméstico).

Como usar
O uso do IRM é fácil. Ao criar uma mensagem, basta apertar o ícone Permissions -é um envelopinho com um sinal de menos- e escolher as restrições desejadas.
Quando o IRM é acionado pela primeira vez, pede o download do Windows Rights Management Client, que é feito automaticamente (feche o Outlook antes de instalá-lo). Você precisará abrir, caso já não tenha, uma conta do Hotmail ou do comunicador MSN Messenger.
Depois que tudo estiver configurado, aperte o botão Opções, na janela da mensagem do Outlook 2003, para definir as restrições. O destinatário não precisa ter o Outlook 2003, mas precisa instalar o software gratuito Rights Management Add-on for Internet Explorer -não se preocupe, pois a mensagem protegida traz um link pelo qual o destinatário pode fazer o download dele.
Uma opção atraente, mas que não funcionou durante os testes, é o software nacional E-mail Puft (www.cmsoftware.com.br). O programa, que em avaliações anteriores operou perfeitamente, travou nos dois PCs utilizados nos testes. (BG)


Texto Anterior: E-mail "falso" é opção contra o lixo
Próximo Texto: Teste USP - Portátil: Notebook apresenta bom desempenho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.