São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOGRAFIA

Ocorrência de homicídio, fontes termais e percursos de corrida são alguns dados exibidos

Mapas digitais ganham recursos interativos

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Até agora, a maioria dos usuários de programas de localização geográfica, como Google Earth e Yahoo! Maps, esteve limitada a procurar -não sem satisfação- pelo telhado da própria casa ou a localizar alguns estabelecimentos de determinada localidade.
Agora, além disso, também é possível, por exemplo, gravar a rota de sua corrida ou caminhada (webwalking.com) -e ainda calcular as calorias perdidas-, ler as primeiras páginas de jornais de todo o mundo (www.newseum.org/todaysfrontpages/flash) e visualizar locais que serviram como cenário para as principais notícias do dia (mapservices.org).
Essas interações, porém, ainda estão restritas basicamente aos EUA -nacionalidade de boa parte dos programadores que, por hobby ou por diversão, se aventurou a inventar maneiras criativas de usar os mapas digitais, batizadas de mash-ups.
Informações do censo de 2000 de localidades americanas são apresentadas em 65.39.85.13/google/default.htm e imagens de câmeras de trânsito de Dublin estão em rosebudsoft.com. Para saber se seu celular vai pegar em uma cidade dos EUA, visite www.cellreception.com, onde é possível fazer busca por torres de celular. Nem o espaço aéreo escapou de ser mapeado. Em www.fboweb.com, é possível rastrear vôos e acompanhar itinerários.
Pouco útil, mas curioso, o site www.digtootherside.cjb.net mostra em que parte da Terra o internauta sairia se cavasse um buraco vertical. Já o www.ufomaps.com traz locais onde foram vistos discos voadores.
Fontes termais estão em www.acme.com/jef/hotsprings e os vinhedos americanos podem ser visitados virtualmente em www.winerybound.com.
Crimes cometidos na Filadélfia são apresentados em www.phillycrime.org/cgi-bin/crime.cgi e os assassinatos ocorridos em Toronto estão em www.thestar.com/static/googlemaps/
starmaps.html?xml=homicides.xml
, com data, nome e idade da vítima.
Um jogo que mistura matemática e informações de placas de estrada está em www.roadsignmath.com/articles/Rules.aspx. Dados sobre transporte público de Nova York, de Boston e de Washington podem ser consultados em www.hopstop.com. As notícias do mundo estão mapeadas em www.buzztracker.org, que traz listas de notícias organizadas por cidade e também mostra interconexões entre localidades. O jogo de espionagem www.brewsterjennings.com segue o antigo Carmen San Diego.

Yahoo!
O serviço de mapas do Yahoo! (maps.yahoo.com) ganhou uma atualização na semana passada. Com uma interface mais limpa, o serviço está mais ágil e preciso. Rotas de trânsito e busca local por produtos específicos também foram melhoradas.


Texto Anterior: Teste USP - Portátil: Notebook apresenta bom desempenho
Próximo Texto: Panorâmica - Software: Compactador envia e-mails codificados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.