São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

PORTÁTIL


Sem maiores inovações, o ThinkPad T43, da IBM, exerce suas funções satisfatoriamente e dispõe de identificação biométrica

Notebook apresenta bom desempenho

ANTONIO CASTELO FILHO
JOÃO PAULO GOIS
MARIO AUGUSTO DE SOUZA LIZIÉR
ESPECIAL PARA A FOLHA

O ThinkPad T43 tem no conforto, na segurança e na resistência as suas principais qualidades. Ele leva a marca da IBM, apesar de ser um produto feito em parceria com a Lenovo.
Com cerca de três centímetros de altura (ele é mais fino na parte frontal do que na parte traseira), ele pode ser transportado com facilidade -pesa 2,3 kg.
O portátil possui acabamento de composto de magnésio, na tampa superior, e de titânio, na base inferior. Ainda assim, o seu design não é muito arrojado em relação aos modelos atuais.
Com acabamento simples, o T43 não traz detalhes inovadores. A combinação de cores -vermelho, lilás e preto- pode não ser esteticamente agradável em um primeiro momento, mas acaba ajudando a identificar as teclas com rapidez. A disposição destas e do teclado é confortável. É possível, no entanto, que o usuário sinta falta das teclas de atalho do Windows.

Capacidade
O T43 vem equipado com processador Intel Pentium M de 1,86 GHz, 2 Mbytes de memória cache e 512 Mbytes de memória RAM. Esta última pode ser expandida para até 2 Gbytes e ainda possui mecanismo dual channel, que permite acessar dois módulos de memória simultaneamente.
A capacidade do disco rígido, de 40 Gbytes, é modesta se comparada aos demais recursos do modelo. Por outro lado, o disco é protegido por sistema antichoque.
Um compartimento chamado Ultrabay Slim garante espaço para o encaixe de vários dispositivos. Uma unidade de DVD/CD-RW acompanha o equipamento -ela é sensível e frouxa, mas impressiona pela fina espessura-. Além disso, a empresa oferece disco rígido, baterias extras e gravador de DVD como opcionais.
Um recurso não encontrado no T43, mas presente em diversos modelos de notebook, é o leitor de cartões de memória flash, útil para a integração com câmeras digitais, com celulares e para o armazenamento de dados.
O processador gráfico ATI Mobility Radeon X300, com 64 Mbytes de memória, teve uma performance razoável na hora de executar aplicações que não exigem processamentos 3D. O notebook possui duas saídas de vídeo: uma para conectar monitor adicional ou projetor e outra S-Vídeo, para a televisão.

Acessórios
Quanto ao mouse, o T43 dispõe, além do padrão, pelo qual se deslizam os dedos sobre uma superfície sensível, um mecanismo presente em notebooks mais antigos. Trata-se do TrackPoint, cujo princípio é semelhante ao de um joystick. Há ainda uma tecla que, combinada com o TrackPoint, movimenta a barra de rolagem.
No topo da tela, uma pequena lâmpada ilumina o teclado em ambientes escuros. Um mecanismo biométrico permite que o usuário seja identificado por sua impressão digital -recurso bastante prático, pois garante a segurança do sistema, dispensando o uso e a memorização de senhas.
O aparelho possui conexão de rede Gigabit Ethernet, modem de 56 Kbps e rede sem fio com antena interna, que proporciona uma boa recepção de sinal.

Som
A qualidade do som, porém, deixa a desejar -além disso, só existem uma entrada para microfone e uma saída para fones de ouvido. A bateria tem duração de quatro horas, segundo o fabricante. A IBM oferece garantia de três anos para o equipamento e de um ano para a bateria.
No T43, já vêm instalados o sistema operacional Microsoft Windows XP com Service Pack 2 e os aplicativos DVD-player Intervideo WinDVD, gravador de CD IBM RecordNow, Norton AntiVirus 2005, criador de capas para CD Sonic Express Labeler e o programa PC-Doctor, para realizar verificações no equipamento.
Softwares mais utilizados, como editor de texto e planilha eletrônica, no entanto, não acompanham o equipamento.
Nos testes realizados para verificar a compatibilidade do notebook com o sistema operacional Linux (Ubuntu 5.10), todos os dispositivos, exceto o identificador de impressão digital, foram reconhecidos facilmente.

Confusão
Por padrão, o sistema carrega diversos aplicativos que, a princípio, são desnecessários. Para usuários com pouca experiência, esses aplicativos acabam por confundir e ainda ocupam, junto com o sistema operacional, 45% da memória RAM disponível.
Outro programa espaçoso é o mecanismo de recuperação do sistema, cujo intuito é facilitar reparos para os usuários com pouca experiência. Ele sacrifica cerca de 10% (3,74 Gbytes) da capacidade do disco rígido.

Conclusão
O IBM ThinkPad T43 oferece recursos adicionais de resistência e de conforto e é adequado para ser transportado com freqüência. Seu desempenho não é mais do que o necessário para suprir a maioria das demandas de navegação na internet e de trabalho.


Antonio Castelo Filho é professor-doutor do ICMC-USP. João Paulo Gois e Mario Augusto de Souza Liziér são doutorandos do ICMC-USP


Texto Anterior: Saiba restringir o uso das mensagens
Próximo Texto: Geografia: Mapas digitais ganham recursos interativos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.