São Paulo, quarta, 9 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dicas ajudam a comprar bem

da Reportagem Local

Com tantas ofertas e promoções de micros, está cada vez mais difícil para o consumidor saber o que comprar: um micro de R$ 999 ou um de R$ 2.000?
Antes de fechar negócio, o consumidor precisa ter bem claro qual o uso que pretende dar ao seu computador. Se quer apenas navegar pela Internet, não adianta comprar uma supermáquina equipada com o processador mais rápido do mercado se não tiver um modem veloz.
O melhor é balancear o orçamento para a compra do micro na medida do trabalho que irá realizar.

Internet
O requisito para quem está comprando um micro para navegar na grande rede é ter um bom modem instalado, de pelo menos 33,6 mil bps. Se a diferença for pequena, pode até compensar escolher um modem de 56 mil bps.
Outra dica é escolher um micro de pelo menos 32 Mbytes de memória e disco rígido de 2,1 Gbytes para acomodar bem o "Windows 95/98", programas de navegação e editores de texto, como o "Word".
O processador não altera muito a velocidade de navegação, mas é bom escolher máquinas equipadas com Pentium II, Cyrix MII, AMD K6-II ou Celeron, que suportem futuras atualizações.
A resolução do monitor também é importante. É bom escolher monitores de vídeo padrão SVGA e dot pitch de 0,28.

Mais velocidade
A computação gráfica é uma das tarefas que exigem mais do equipamento. Com programas cada vez maiores, os micros têm de estar sempre prontos para receber atualizações. No momento da compra é bom exigir que o vendedor informe isso por escrito.
Por isso, é bom comprar uma máquina equipada com Pentium II ou AMD K6-II, 64 Mbytes de memória e disco de 6,3 Gbytes. Na computação gráfica, a placa de vídeo é responsável por grande parte da montagem das imagens e, por isso, deve ser do tipo AGP e ter pelo menos 4 Mbytes de memória.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.