São Paulo, quarta, 9 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESENTES

Natal esquenta vendas pela Internet

das agências internacionais

Nunca se esperou vender tanto pela Internet quanto neste final de ano. Segundo uma pesquisa realizada pela Dell Computer, neste Natal, os americanos que usam computador pretendem gastar quatro vezes mais em compras pela rede do que gastaram no Natal do ano passado.
A expectativa é que a receita das vendas on line de fim de ano duplique em relação ao Natal do ano passado, que movimentou cerca US$ 1,1 bilhão só nos Estados Unidos.
Apesar de significar pouco perto dos US$ 164 bilhões que serão gastos nas festas de fim de ano, as previsões otimistas indicam que as vendas via Internet devem crescer 200% nos próximos anos.
O motivo é que as grandes marcas de lojas da rede, como Macy's (www.macys.com) e Amazon.com (www.amazon.com), começam a se firmar e a dar credibilidade a seus nomes, atraindo cada vez mais clientes, segundo os analistas de mercado.
Só nos EUA, quase 90% das famílias ainda não compraram pela rede, mas 43% daqueles que têm computador pretendem comprar alguma coisa pela Internet neste Natal, segundo a pesquisa da Dell Computer, que chega a vender US$ 10 milhões por dia na rede mundial de computadores.
Das lojas que já estão vendendo pela rede, 70% dizem que estão satisfeitas com o resultado das vendas, diz a pesquisa da Dell.

Lojas Virtuais
Dá para comprar quase tudo na rede mundial. Não faltam lojas oferecendo desde livros esotéricos até pacotes turísticos para dar a volta ao mundo.
A melhor dica é navegar, pesquisar bem e não contar com barganhas ou promoções muito tentadoras. Afinal, na Internet, também não existem milagres.
Para quem estiver procurando roupas na rede, a novidade são as lojas virtuais que provam os modelos para a internauta.
Na página da Lands' End Personal Model (www.landsend.com), a internauta diz quanto pesa e fornece suas medidas de cintura e de busto. O site monta um manequim virtual vestindo a roupa escolhida.
Outra loja virtual que oferece um mostruário personalizado é a Bluefly (www.bluefly.com), que vende roupas e acessórios de marcas famosas. Fornecendo o tamanho, o site apresenta toda a coleção em um catálogo virtual, com os tamanhos e medidas sugeridos pela internauta.
O problema desses sites é que a resolução das páginas na tela é muito baixa e compromete a visualização das cores das roupas.

Magazines na rede
Outra mania na rede para quem não gosta de ficar pulando de site em site são os magazines on line, que hospedam várias lojas virtuais. Um deles é o Giftpoint, em www.giftpoint.com, que tem uma grande variedade de lojas norte-americanas.
Já o Electronic Newsstand (www.enews.com) faz uma seleção mais apurada do que você está precisando, encontrando até raridades.

Pechincha on line
É quase impossível conseguir um desconto numa loja virtual. A melhor forma de pagar barato é pesquisar pela rede.
Para facilitar essa tarefa, existem vários sites que fazem pesquisa e comparação de preços de produtos.
Os serviços mais conhecidos da Internet são o CompareNet, em www.compare.net, e o Yahoo! Shopping, em shopping.yahoo.com, que compara o preço de mais de 2.700 lojas e de mais de 2 milhões de produtos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.