São Paulo, quarta-feira, 10 de março de 2010

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De olho na CES, Cebit anuncia mudanças

DO ENVIADO ESPECIAL

A 25ª Cebit, que terminou no último sábado, reuniu 4.157 empresas de 68 países. Google e Amazon estrearam na feira. Mais curto do que em 2009 e, ainda assim, gigante, o evento ocupou 20 pavilhões do Centro de Exposições de Hannover.
No próximo ano, o evento será reestruturado em quatro pilares, tendo o consumidor final como principal eixo. A ideia é fazer frente à feira de eletrônicos CES, dos EUA, que ganha território a cada ano.
A cerimônia de abertura da Cebit ficou a cargo da chanceler alemã, Angela Merkel, e do presidente de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que usaram óculos 3D para assistir aos vídeos da festa.
Merkel tentou animar o empresariado local, que vê o encolhimento da feira como reflexo do que passa o próprio mercado de tecnologia.
O Brasil teve 41 companhias no evento, entre expositores e prospectores (empresas que viajam para fazer contatos). A presença de boa parte deles se deve ao fato de o país receber, no ano que vem, sua primeira feira da grife Cebit, a Bits, em Porto Alegre.

Gigantes
Duas das principais corporações de tecnologia usaram a Cebit como palco para anúncios. A Microsoft destacou seus investimentos na chamada nuvem computacional (sistema de armazenamento e execução de arquivos na internet).
A empresa deve investir US$ 9,5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento durante 2010, com destaque para os projetos para a nuvem computacional.
O Google, por sua vez, focou seus esforços em uma campanha bem-sucedida para levar em frente o projeto Street View na Alemanha. (DM)


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