São Paulo, quarta-feira, 10 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho

canalaberto@uol.com.br

Aprenda a usar ferramenta do próprio Windows para fazer diferentes tipos de captura de tela

Se você precisa capturar telas do computador para usar em seu blog, trabalhos escolares, documentos ou manuais, é possível que já tenha instalado algum programa especializado, que permite capturar a tela inteira ou parte dela.
O que o usuário do Windows Vista (a partir da edição Home Premium) e o do Windows 7 pode não saber é que o sistema oferece uma ferramenta extremamente simples e poderosa para executar essa tarefa.
Trata-se da Ferramenta de Recorte, ou Snipping Tool.
Para acessar o programa, clique em Iniciar, depois em Programas. Em seguida, escolha Acessórios e, depois, Ferramenta de Recorte ou Snipping Tool (se o seu Windows estiver em inglês).
Ao ser ativado, o programa exibe um pequeno menu no qual você pode iniciar a captura clicando no botão Novo (ou New). Existem quatro formas de fazer a captura.
A primeira delas é a Recorte de Forma Livre, por meio da qual você desenha uma linha irregular em torno de um objeto a ser capturado.
Já com o Recorte Retangular, você desenha um retângulo perfeito em torno do objeto. Com o Recorte de Janela, você seleciona uma janela ou caixa de diálogo do navegador ou de algum programa que deseja capturar. A última opção é o Recorte de Tela Inteira, que faz a captura integral da tela.
Depois de capturado, o recorte é automaticamente copiado para a janela de marcação, onde é possível fazer anotações, salvar como imagem ou compartilhar a nova imagem por meio de um e-mail.
Para fazer a captura da tela, clique no botão Novo, escolha o tipo de recorte e faça a seleção da área desejada. No caso do recorte irregular, você precisa fechar a linha em torno do objeto, ou seja, ela precisa iniciar e terminar no mesmo ponto.
Quando a imagem aparece na janela de marcação você pode simplesmente salvá-la em disco usando o menu Arquivo/Salvar (ou File/Save), enviá-la por e-mail por meio do menu Arquivo/Enviar (ou File/Send) ou então fazer anotações na imagem.
Por exemplo, é possível "chamar a atenção" para uma parte da imagem. Nesse caso, você pode usar a caneta e fazer um círculo ao redor de um texto ou de uma área da imagem. Também é possível usar a ferramenta de marcação e ressaltar uma área, colorindo-a com os tones disponíveis.


Texto Anterior: Organize-se
Próximo Texto: Redes sociais: Propaganda on-line procura se disfarçar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.