São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programas realçam a aparência em fotografias

MARCELO GRIMBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Fotografou, escaneou e não gostou? Fique tranquilo, pois é possível utilizar programas de edição de imagem para retocar suas fotografias. Para isso, você não precisa ser nenhum mestre das artes gráficas. Basta saber alguns macetes de programas como o caro Photoshop ou o modesto PaintShop Pro (versão de testes disponível em www.jasc.com).
Rugas, olheiras, manchas e marcas em geral têm seu fim na pacata ferramenta de clonagem. Com essa peça, você copia os padrões de um ponto no rosto e elimina marcas indesejadas.
Resultados melhores aparecem quando as alterações são feitas detalhe por detalhe e tomando como origem pontos próximos ao local tratado. Para selecionar o ponto de origem, clique sobre ele enquanto pressiona a tecla Alt.
No Photoshop 7, versão mais recente desse editor de imagens, uma ferramenta semelhante, porém mais eficiente, é a chamada "Healing Brush", capaz de remover os ruídos sem comprometer a iluminação e a textura originais.
Quem se considera acima do peso tem uma saída não muito honesta na distorção da foto. Redimensione o retrato, aumentando a altura em cerca de 5%, e terá um aspecto mais esguio sem levantar suspeitas. Para isso, lembre-se de desmarcar a opção que mantém a foto proporcional.
Também é importante saber usar as camadas. Várias alterações podem ser obtidas a partir da duplicação da imagem original.
Uma delas é a aplicação do filtro "Gaussian Blur" (desfoque gaussiano), que suaviza a imagem de maneira controlada e é indicado para fotos em que os elementos têm peso semelhante. Para que detalhes ganhem valor e o retrato não fique inteiro borrado, apague, na camada de cima, os locais que pretende destacar -algum acessório, os olhos, a boca etc.
As camadas são igualmente úteis para alterar as tonalidades de elementos. Uma camada duplicada e com alta transparência ou opacidade é uma forte aliada para fazer digitalmente o que a natureza não oferece: mudar a cor de olhos ou cabelos, por exemplo.
E se, depois de tantas alterações, você não tiver aprovado o resultado, sempre poderá remover todas as mudanças aplicadas até o momento. Simplesmente elimine a camada "experimental" -se não tiver juntado as camadas, claro.



Texto Anterior: Seguir dietas on-line pede cuidado
Próximo Texto: Micros de mão: Sistema operacional Palm fica mais rápido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.