São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MICROS DE MÃO

Programa que faz PDA funcionar tem nova versão e ganha processador potente; software chega em 2003

Sistema operacional Palm fica mais rápido

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Embora já tenha dominado o mercado de micros de mão (PDAs), a Palm Computing vem perdendo espaço para os portáteis que usam o sistema Windows CE, da Microsoft. Como resposta, a Palm criou uma nova versão do sistema operacional Palm OS, que traz algumas melhorias em relação à atual.
O software, que foi testado com exclusividade pela Folha, já está sendo distribuído a desenvolvedores de programas, mas não funciona nos PDAs atuais: virá pré-instalado na próxima geração de palmtops da empresa, que chegará em 2003.
Essa incompatibilidade existe porque o novo sistema, que se chama Palm OS 5, exige que os micros de mão tragam o processador ARM, mais rápido do que os chips atuais. A Palm não revela detalhes de hardware dos novos modelos, mas a diferença de desempenho é óbvia: enquanto os palms atuais usam processadores Dragonball de 33 MHz, o chip ARM alcança mais de 200 MHz. Esse processador já está presente nos portáteis com sistema Windows CE (também conhecido como Pocket PC).
Um dos principais avanços do Palm OS 5 está no visor: embora alguns modelos atuais já tragam telas coloridas, o novo sistema oferece resolução de 320x320 pontos, o que aumenta a nitidez dos gráficos. Associada ao novo processador, essa característica permitirá que o usuário assista a vídeos na tela do portátil. O chip mais rápido também facilita a audição de músicas gravadas no formato MP3, que atualmente costuma exigir a conexão de acessórios.
Segundo a Palm, o sistema é compatível com os programas que atualmente funcionam no Palm OS 4, mas isso nem sempre ocorre.



Texto Anterior: Programas realçam a aparência em fotografias
Próximo Texto: Terceiro mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.