São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compatibilidade é imperfeita

DA REPORTAGEM LOCAL

O Palm OS 5 foi testado por meio de um emulador -programa que permite simular o hardware de um micro de mão em um PC comum. A interface do novo sistema é bastante parecida com a do Palm OS 4: o usuário encontra todos os ícones a que está habituado, como Address (caderno de endereços), Calc (calculadora), MemoPad (bloco de notas) e HotSync (sincronizador de informações pessoais).
Entre os detalhes mais interessantes estão os ajustes para navegação, que facilitam a conexão do PDA à internet, e a possibilidade de enviar mensagens diretamente para telefones celulares. Por outro lado, o Palm OS 5 decepciona no reconhecimento de caligrafia: o usuário continua tendo de recorrer ao sistema Graffiti, que não aceita escrita cursiva -é preciso grafar uma letra por vez.
A compatibilidade com programas desenvolvidos para Palm OS 4 não é absoluta: softwares que usam bastante a interface gráfica (jogos, por exemplo) podem apresentar limitações.
Isso não chega a ser um grande problema, pois a maior parte dos softs atuais só exibe imagens estáticas. Os programas Converter (para converter grandezas) e Portuguese Verb Conjugator (que ensina gramática), por exemplo, funcionaram perfeitamente.



Texto Anterior: Terceiro mundo
Próximo Texto: PDA com celular estimula vendas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.