São Paulo, quarta, 11 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Windows 98" está no prazo

das agências internacionais

O cronograma de lançamento do "Windows 98", programa da Microsoft que vai suceder seu atual sistema operacional, está sendo mantido. O produto deve ser lançado em meados do ano.
Foi o que disse o presidente da Microsoft, Bill Gates, na semana passada. O "Windows 98" integra os recursos do "Windows" -que funciona em cerca de 90% dos microcomputadores do mundo- aos do "Internet Explorer".
Atualmente, são dois produtos independentes. A Microsoft, no entanto, estaria condicionado o licenciamento do "Windows 95" ao uso do "Explorer". Em uma venda casada, ela estaria obrigando os fabricantes de micros que quisessem pré-instalar o "Windows" em suas máquinas a colocar também o programa de navegação.
Essa prática foi contestada na Justiça, em ação movida pelo Departamento de Justiça norte-americano. A Microsoft teve uma derrota parcial: não pode fazer a venda casada, mas não levou a multa milionária pedida pelo DJ.
A integração dos dois produtos em um só pode levar a novas ações judiciais, atrasando o lançamento. Para isso, o DJ quer ter acesso ao projeto do "Windows 98".
Bill Gates contesta o alegado direito do Departamento de Justiça de analisar programas da empresa antes do lançamento: "Isso parece muito com regulamentação de produtos", disse. Quanto ao "Windows 98", afirmou: "O produto está nos prazos, e nós estamos trabalhando a todo o vapor".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.