São Paulo, quarta, 11 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"FrontPage" abandona fase amadora na versão 98

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
do Universo Online

A versão 98 do "FrontPage", programa da Microsoft para criação e manutenção de sites (conjunto de páginas) na Web, conseguiu finalmente sair do campo das intenções e se transformar em um produto com ares profissionais.
Os principais módulos do programa continuam sendo o "Explorer" -gerenciamento dos sites- e o "Editor"- e edição de cada página. Ambos sofreram grande evolução sobre seus equivalentes no "FrontPage 97".
O gerenciador agora é capaz de "publicar" todo o site instantaneamente, enviando todos os arquivos necessários -em seus respectivos diretórios- para o servidor.
Entretanto, para que isso seja possível, é necessário que o servidor tenha instalado as "extensões" do "FrontPage", módulos que servem de ligações entre o servidor e a máquina do usuário.
Outra grande inovação no "Explorer" é a possibilidade de atribuir automaticamente várias características a todas as páginas do site. Se o usuário mudar de idéia mais tarde, o programa atualiza todas as páginas do site sozinho.
O módulo também é capaz de transformar o site em um "canal" do "Internet Explorer".

Edição
O "Editor" também recebeu bastante atenção da Microsoft. Uma das melhores novidades é a possibilidade de passar rapidamente do modo de edição nativo do "FrontPage" para "HTML" -linguagem padrão das páginas na Web- ou para uma simulação da página em um navegador.
A edição de páginas com "frames" -grande deficiência das versões anteriores- também foi muito melhorada na nova versão.
O editor oferece outros recursos interessantes, como rotinas na linguagem "Java", que oferecem recursos impossíveis de se atingir apenas com "HTML".
O módulo também já assume novos padrões da Web, como "Cascading Style Sheet" -que permite a definição de complexos estilos para os elementos das páginas- e "HTML" dinâmico (ainda que muito limitadamente nesse último).
Por outro lado, apesar de o grande apelo de vendas do produto ser justamente criar páginas sem saber programação, quem conhece as entranhas das linguagens da Web ainda leva vantagem, pois pode fazer "sintonias finas" na página, que não podem ser conseguidas sem tal conhecimento.
O código gerado pelo editor, para quem ainda o quiser modificar diretamente, também continua com aspecto confuso.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.