São Paulo, quarta-feira, 11 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagem de capa

Cabo USB aproxima celulares dos micros

PARCERIA - Windows é capaz de reconhecer telefones como se fossem drives portáteis, o que facilita a transferência de canções

DA REPORTAGEM LOCAL

Transferir suas músicas para dentro do celular pode ser uma tarefa tão simples quanto copiar arquivos para uma pasta.
Aparelhos modernos contam com a ajuda de programas específicos para sincronizar dados com o micro, mas também são capazes de funcionar como se fossem discos rígidos portáteis. Basta arrastar sua coleção de MP3 para dentro de uma pasta do celular e levar um punhado de músicas dentro do bolso.
Os modelos atuais usam cabos USB para "falar" com o PC. Após conectar o telefone ao micro, o Windows mostra uma janela dizendo que há um novo hardware encontrado.
Escolha a opção recomendada, que sugere localizar e instalar um driver para o dispositivo. Geralmente, o processo acontece automaticamente. O computador detectará o telefone como se ele fosse um novo drive e você pode abastecer o aparelho com músicas.
Se o Windows não conseguir encontrar os programas necessário, recorra ao CD que acompanha o celular.
Além de conter os arquivos exigidos para que o sistema reconheça o portátil, o disco pode trazer programas próprios para sincronizar dados.
Os modelos da Nokia vêm com o PC Suite, que instala drivers para que o Windows Media Player reconheça o celular.
A Motorola, por sua vez, oferece o programa Mobile Phone Tools, que traz todos os acessórios necessários para trocar dados entre computador e telefone. Alguns modelos da fabricante americana também vêm com uma versão especial do iTunes, tocador musical que é parceiro inseparável dos iPods.
Celulares da Sony Ericsson usam as ferramentas PC Suite e Disc2Phone para abastecer os portáteis com conteúdo oriundo do micro. O Disc2Phone faz uma varredura no seu computador em busca de arquivos musicais e converte CDs de música para MP3.

Banda afinada
Depois de fazer as devidas apresentações entre seu celular e seu computador, o tocador Windows Media Player 11 serve como útil ferramenta para as transferências.
Com o telefone conectado e o programa aberto, clique sobre a pequena seta que aparece embaixo da aba Sincronizar e escolha Atualizar Dispositivos.
Aguarde alguns segundos até que o telefone seja encontrado. Dois novos ícones aparecerão na lista de pastas que aparece na lateral, à esquerda.
A primeira pasta mostrará o espaço disponível na memória interna do seu telefone e a outra mostrará o espaço livre no cartão de memória.
Feito isso, basta escolher as músicas que você quer transferir e arrastá-las para os ícones que representam o celular.
Terminada a seleção e a organização da ordem de execução das canções, basta clicar no botão Iniciar Sincronização.
(JB)


Texto Anterior: Eventos on-line - Acontece na internet
Próximo Texto: Compressão aproveita melhor os cartões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.